14 de agosto de 2009

IV Conferência Municipal de Assistência Social de Bom Jesus do Amparo aprova propostas e elege delegado para Conferência Estadual

No sábado, 08, a Prefeitura Municipal de Bom Jesus do Amparo, através da secretaria de Assistência Social, realizou na Sede Paroquial, a IV Conferência Municipal de Assistência Social, que teve como tema à “Participação e Controle Social no Sistema Único de Assistência Social (SUAS)”.
Além de eleger um delegado e um suplente da sociedade civil organizada, a conferência serviu para debater e avaliar a política de assistência social do município e propor novas diretrizes para ampliar e consolidar os direitos dos usuários.
Após o credenciamento contatou-se a presença de 138 participantes entre convidados, autoridades e delegados. A participação dos delegados eleitos nas pré-conferências foi de 75% do total, já que 30 dos 40 eleitos nos diversos encontros estiveram debatendo a assistência social.
Destaque também para a participação das seguintes associações comunitárias rurais: Felipe, Serrinha, Fernando Soares, Sapé, Morro Redondo e Pedras. Além da presença da Associação Beneficência Popular Escola Doméstica Monsenhor Horta, da Associação Clube de Mães Maria Brasilina, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e do Sindicado dos Produtores Rurais.
Na abertura dos trabalhos, o prefeito Wanderlei dos Santos Ribeiro (DEM) deu boas vindas aos conferencistas e falou da importância do encontro. “O papel da conferência é dar diretrizes para a assistência social no município e o governo está aberto para toda a população, quero agradecer a participação de todos que aqui estão para construir a política assistencial de Bom Jesus do Amparo”, afirmou.
Em seguida foi aprovado por unanimidade, o regimento interno da conferência e passou-se para a palestra do conferencista Roberto da Silva Sales, que já havia participado das três conferências municipais realizadas anteriormente na administração do ex-prefeito José Inocêncio Barbosa Drumond (1997-2004).
Em sua palestra, Roberto Sales destacou alguns pontos importantes para a construção de uma política de assistência social. “O trabalho, a persistência, a superação, o resultado e o sucesso partem da união do povo. O atendimento social é para as pessoas que precisam e o trabalho da assistência social deve buscar metas para melhorar a qualidade de vida, bem como ampliar a rede de serviços socioassistenciais para a universalização do atendimento”, disse.
A assistente social Júlia Fernanda Ribeiro da Silva detalhou a política de assistência social do município e apresentou o plano de ações da atual administração que prevê a criação do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), o projeto “Alegria de Viver” para idosos, amparo emergencial, complementação de renda, capacitação profissional, cursos sobre alimentação alternativa e outros projetos.
Os trabalhos continuaram com a divisão dos participantes em três grupos que debateram o tema da conferência e indicaram as propostas para a Conferência Estadual: capacitação de jovens visando sua qualificação e sua promoção; orientação para as associações civis na elaboração de projetos, criação do “Pavilhão dos Aposentados e Pensionistas”; conscientização da população sobre o papel da assistência social e da necessidade de se romper com as medidas assistencialistas; estabelecer políticas de geração de emprego e renda; dar publicidade das ações do conselho municipal, fazendo ainda a capacitação dos conselheiros; incentivar a criação de APAE em todos os municípios, criação de cooperativas.
Ao final foram confirmados pelo prefeito Wanderlei Ribeiro os nomes da delegada e do suplente, representantes do poder público, para as conferências regional e estadual, sendo indicada como delegada, a assistente social Júlia Silva e como suplente, o secretário de assistência social, João Luiz dos Santos. A última etapa foi à eleição dos representantes da sociedade civil, sendo eleita como delegada Gláucia Eufrásia Santos Custódio e o suplente Marcos José Neto.

Nenhum comentário: