28 de agosto de 2009

Vale vai ajudar a preservar o Jardim Botânico

Símbolo do Rio de Janeiro, o Jardim Botânico ganhou um novo aliado: a Vale assina, no próximo domingo (dia 30), às 9h, uma parceria para ajudar a preservar a área de visitação do parque, o chamado Arboreto. A área, de 57 hectares, abriga a coleção viva da instituição que tanto fascinava o maestro e compositor Tom Jobim. A parceria prevê investimentos próprios da empresa, ou seja não-incentivados, de R$ 2 milhões nos próximos dois anos. O evento contará com a presença do ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc.

Composta por aproximadamente 9 mil espécimes vegetais que representam ecossistemas brasileiros e de outros países, o Arboreto é completado por uma vasta área remanescente da Mata Atlântica, ao pé do Morro do Corcovado. Ao todo, são quase 200 canteiros de coleções de plantas, quatro lagos - onde também estão inseridas plantas aquáticas -, cerca de 1.500 espécies cultivadas nas estufas do Orquidário, Bromeliário, Insetívoras e Cactário, além de seis jardins temáticos: roseiral, medicinal, sensorial, bíblico, japonês e beija-flores.

A distribuição de acervo paisagístico abrange ainda as diversas aleias, locais preferidos para passeios dos visitantes, recantos naturais e o Caminho da Mata Atlântica. Na floresta do Jardim Botânico, é possível encontrar árvores nativas e de espécies notáveis, como o ipê, andiroba, jequitibá, palmeira-imperial, pau-brasil, pau-mulato, seringueira e sumaúma. Desde sua abertura à visitação pública após 1822, já passaram pelo Jardim Botânico visitantes ilustres, como o físico alemão Albert Einstein e a Rainha Elisabeth II, do Reino Unido. Atualmente, o parque recebe mais de 600 mil visitantes por ano.

“O Jardim Botânico é uma das maravilhas do Rio, onde a Vale tem sua sede. Para nós, patrocinar o Arboreto é uma forma de ajudar a manter esse cartão postal bicentenário, em linha com as ações de conservação e lazer que a Vale já pratica nos Parques Botânicos de Vitoria e São Luís e no Parque Zoobotânico de Carajás”, afirma o diretor de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Vale, Luiz Claudio Castro.

Para celebrar a assinatura do convênio, será inaugurado um novo canteiro do Arboreto, dedicados a espécies raras ou em extinção da Mata Atlântica, patrocinado pela Vale. Na ocasião, será plantada uma muda de Dimorphandra , do grupo das Faveiras, descoberta pelo pesquisador Haroldo Lima, do Jardim Botânico.

“O apoio da Vale à conservação do Arboreto do Jardim Botânico é um símbolo importante do seu compromisso com a proteção do meio ambiente e desenvolvimento sustentável”, ressalta o presidente do Jardim Botânico, Liszt Vieira.

Com o patrocínio ao Arboreto do Jardim Botânico, a Vale se firma no cenário cultural e socioambiental do Rio. Hoje, a empresa é uma das patrocinadoras da reforma do Theatro Municipal e a única mantenedora da Orquestra Sinfônica Brasileira. No ano passado, a Vale adotou o Parque Estadual da Ilha Grande e até o fim deste ano doará um milhão de mudas para reflorestar as margens do Rio Guandu, responsável pelo abastecimento de água da capital.

Camerata Vale Música

Para celebrar a parceria, haverá um concerto da Camerata Vale Música, com regência do maestro Marcelo Bratke. Os integrantes da Camerata fazem parte do projeto de inclusão social a partir da música, desenvolvido pela Vale no Espírito Santo, Mato Grosso do Sul e Pará. Na ocasião, será apresentado o espetáculo musical Nazareth – Brasileirinho, uma homenagem ao pianista e compositor carioca, autor de Odeon e de outros clássicos da música brasileira.

Além do concerto, gratuito, serão distribuídas sementes de macanaíba pele de sapo, uma espécie típica da Mata Atlântica produzida na Reserva Natural Vale, mantida pela empresa em Linhares (ES). Com 22 mil hectares, a Reserva é a maior área de Mata Atlântica em relevo plano do país e sede de pesquisas botânicas de importância internacional. Desde os anos 70 até hoje, já foram descobertas na Reserva 96 espécies de plantas.

SERVIÇO
Data: 30/8/2009
Horário: a partir das 9h
Local: Jardim Botânico do Rio de Janeiro (Rua Jardim Botânico, 1.008)

Nenhum comentário: