26 de agosto de 2009

São Gonçalo participa da Jornada Mineira do Patrimônio Cultural

A Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo, através da Secretaria Municipal de Cultura, participa da Jornada Mineira do Patrimônio Cultural, uma iniciativa da Secretaria de Estado de Cultura. Várias atividades serão realizadas em três dias entre elas visita guiada, palestra, oficina, apresentações culturais e criação de inventário do patrimônio histórico municipal. As inscrições para participar das atividades podem ser feitas pelo telefone (31) 3833 5630 até o dia 4 de setembro.

A atividade começa no dia 9 de setembro com uma visita guiada ao Sítio Arqueológico e Paisagístico da comunidade de Demanda, a partir das 7h30. Há 50 vagas disponíveis e a atividade contará com palestra ministrada por um arqueólogo.

No dia 18 de setembro, será realizada uma Oficina de Cultura Folclórica Popular às 19h na Escola Integral. Serão oferecidas 350 vagas, quando os presentes poderão acompanhar a apresentação com o breve histórico da Guarda de Marujos Nossa Senhora da Guia e da Guarda de Congado Nossa Senhora do Rosário. Neste dia também será oferecida uma oficina de tambor artesanal.

Outra atividade muito importante é a criação do Inventário Inicial de São Gonçalo do Rio Abaixo e de seu Patrimônio. O encontro dos participantes será em frente ao Centro Cultural, as 9 horas, de onde eles sairão passando pelo Centro Histórico. O inventário contará com catalogação dos bens materiais como a Igreja Matriz, Igreja de Nossa Senhora do Rosário, Igreja de Santa Efigênia, Cruzeiro, Chafariz, Centro Pastoral, Casa de Padre João, Casa de Nezito, Conjunto Residencial e Comercial de Geraldo Pessoa, Casa da Intendência e bens imateriais como a Corporação Musical Santa Cecília, Grupo de Câmara Família Rodrigues, Guarda de Marujos Nossa Senhora da Guia, Guarda de Congado Nossa Senhora do Rosário, Semana Santa, Carnaval e Cavalgada da sede.



A Jornada

Com o apoio dos municípios e de diversas instituições educacionais e culturais de Minas Gerais, a Jornada Mineira do Patrimônio Cultural, realizada em setembro de 2009, consiste na produção simultânea de diversos eventos de valorização da memória e do patrimônio cultural mineiro. Inserida na programação do Ano da França no Brasil 2009 e inspirada pela experiência francesa das Journées du Patrimoine, realizadas naquele país desde 1984, a atividade busca incentivar e fortalecer a participação coletiva nas ações de preservação.

A proposta é que as instituições participantes desenvolvam atividades relacionadas à preservação e divulgação do patrimônio cultural de sua cidade ou região como: exposições; seminários; cursos e oficinas; bem como ações educativas destinadas a diferentes públicos e faixas etárias.

Nenhum comentário: