10 de julho de 2010

Adolescentes tem atendimento especializado nos PSF’s, em Barão de Cocais.

A Secretaria Municipal de Saúde de Barão de Cocais realizou, no salão da Igreja Metodista, um grande encontro com os pais dos adolescentes atendidos diariamente nos PSF’s, para esclarecer o papel dos agentes de saúde na vida dos filhos e estimular para que os próprios pais os orientem a procurar pelos serviços públicos de saúde. O evento teve a participação do CRAS - Centro de Referência da Assistência Social, com a psicóloga, Gisele Dias Araújo e também do projeto Vale Juventude, com o psicólogo Lucas Pinheiro.
Barão de Cocais possui 10 PSFs, cada um deles possui um grupo de adolescentes na faixa etária entre 12 a 19 anos que se reúne mensalmente, acompanhados por profissionais especializados que abordam temas relacionados à saúde. Além do atendimento em grupo, são oferecidos, diariamente, atendimentos médicos e odontológicos.
Segundo Fabiana Soares Rodrigues, coordenadora dos PSF’s devido ao grande numero de adolescentes que procuram por atendimento aos serviços de saúde é que surgiu a necessidade desenvolver um trabalho especial e direto com os mesmos. Hoje são quase 1000 adolescentes atendidos.
Rogéria Aparecida Onofre Domingos, mãe de dois adolescentes que participam dos grupos, diz; “Para a minha família está sendo muito importante participar das atividades dos PSF’s e desta reunião, porque foi mostrado que os adolescentes têm dúvidas e nós pais achamos que é só falar “não” de vez em quando e está tudo bem, que não precisamos explicar nada. Mas não é bem assim, em uma família tem que haver o diálogo. Ás vezes temos vergonha de dizer ao filho “eu te amo, de falar dos perigos que estão por trás das drogas, do álcool e principalmente assuntos ligados à sexualidade”, concluiu Rogéria.

Nenhum comentário: