22 de julho de 2010

Autores de frases do concurso "Para Sempre Cristo Redentor" são premiados

Em apenas um mês mais de 100 mil pessoas visitaram site com informações sobre as obras de restauração do monumento. Doze mineiros receberão a relíquia do monumento mais famoso do país
Fé, amor, lembranças, esperança são sentimentos presentes nas frases premiadas do concurso "Para Sempre Cristo Redentor". Promovido pela Vale em parceria com a Arquidiocese do Rio de Janeiro durante as recentes obras de restauração do monumento ao Cristo Redentor, o concurso foi um sucesso. Em apenas um mês, o hotsite na Internet recebeu mais de 100 mil visitantes de 84 países e cerca de 8.600 frases foram cadastradas.

De 20 de maio a 20 de junho, internautas do mundo todo responderam à pergunta "Por que você gostaria de guardar para sempre uma lembrança do Cristo Redentor?". Os autores das 80 melhores respostas estão recebendo em casa, a partir desta semana, uma pedra-sabão idêntica às utilizadas no restauro. Entre eles, estão 20 empregados da Vale no Brasil, Canadá, Colômbia e Omã. Os demais 60 premiados são de várias partes do país, além do Canadá, Estados Unidos e Irlanda.

Minas Gerais teve 12 frases premiadas, ficando atrás apenas do Rio de Janeiro, que ficou com 14 lembranças. As relíquias personalizadas já foram enviadas para os autores em Belo Horizonte, Diamantina, Itabira, Januária, Araxá, Varginha, Aimorés, Contagem, Aiuruoca e Barbacena. As pedras que estão sendo entregues foram personalizadas com os nomes que os autores das frases pediram para gravar. Muitos solicitaram que seus nomes fossem escritos. Outros quiseram homenagear pessoas da família.

A ideia do concurso resgata uma tradição da época da construção do monumento. Os pequenos triângulos de pedra-sabão - as tesselas que revestem a estátua - eram colados um a um em largas faixas de pano ou papel por mulheres voluntárias que se reuniam na Paróquia Nossa Senhora da Glória. Elas escreviam os nomes de entes queridos nas pedras e nos papéis que serviam de base para a colagem e as folhas eram aplicadas depois no monumento pelos operários. "Essa história mostra o quanto de emoção está presente no monumento ao Cristo Redentor. Uma emoção que também fez parte dessa restauração, feita com carinho", comparou Fábio Spina, consultor geral jurídico e diretor de Relações Institucionais da Vale.

A última restauração do monumento ao Cristo Redentor aconteceu de março a junho deste ano. Foi a maior reforma desde a inauguração da estátua, em outubro de 1931. A Vale investiu R$ 7 milhões nas obras. Foi necessário, por exemplo, repor mosaicos de pedra-sabão do revestimento. Mais de 60 mil pedras foram utilizadas. Elas vieram da mesma jazida em Minas Gerais utilizada na época da construção do monumento.

E apesar do concurso das frases já ter sido concluído, o site www.parasemprecristoredentor.com.br continua no ar. Nele é possível acessar informações, fotos e vídeos que mostram a restauração passo a passo, além de curiosidades e histórias do monumento.

Nenhum comentário: