Ao criação do Programa de Educação Profissional do Estado de Minas Gerais, tem como objetivo ofertar formação profissional técnica gratuita aos alunos do 2º e 3º anos do ensino médio das escolas estaduais e para jovens de 18 a 24 anos que já concluíram o ensino médio em qualquer rede.
As instituições credenciadas, foram selecionadas através de edital para a implantação de cursos em 153 municípios de Minas Gerais. Dentre os municípios credenciados incluem-se todos da RMBH com mais de 30 mil habitantes, todos os municípios sede de Superintendência Regional de Ensino (SRE), todos os municípios sede de microrregiões e aqueles com maior nível de investimentos.
O município de Barão de Cocais não preenchia os requisitos iniciais, como outros 700 municípios mineiros que não seriam beneficiados inicialmente, mas foi contemplado com a instalação do PEP graças ao incansável empenho do prefeito Geraldo Abade das Dores . O PEP é um Programa de Formação Profissional de Alta Qualidade, onde os alunos tem seus estudos garantidos e pagos pelo poder públicoT, com grandes possibilidades de emprego e de crescimento profissional.
Em Barão de Cocais foram credenciados o SENAI e o Centro Educacional Beldani, que ofertam os cursos de Mecatrônica, mecânica e metalurgia.
Abade fala com alegria sobre os cursos: “ Não medimos esforços para conseguir estas vagas para Barão de Cocais. Buscamos apoio juntamente com as nossas lideranças políticas para que nossos jovens tivessem oportunidade de se profissionalizar, gratuitamente, e assim, alcançar um futuro melhor”,concluiu.
No dia 1º de Julho, 45 novos profissionais foram lançados pelo PEP no mercado de trabalho como Técnicos em Mecatrônica e Técnicos em Mineração, formados pelo Centro Educacional Beldani.
Segundo Isabel Cristina do Carmo Duarte, Diretora Pedagógica do Centro Educacional Beldani, a expectativa é que no final deste ano sejam liberadas inscrições para os cursos de Mineração, Saúde Bucal e Informática, o que oferecerá novas oportunidades de formação para os jovens cocaienses.
Nenhum comentário:
Postar um comentário