10 de julho de 2010

Laminador II da ArcelorMittal Monlevade completa 20 anos


O Laminador II da ArcelorMittal Monlevade completa neste sábado, 10 de julho, a marca de 20 anos de operação. O equipamento, com capacidade inicial de 400 mil toneladas de fio-máquina por ano, foi construído com vistas ao mercado de produtos de alto valor agregado e aumento da capacidade de produção da Usina. Trata-se de um marco na história da empresa, alcançado graças principalmente à dedicação e comprometimento da equipe ao longo dos anos.

A entrada em operação deste laminador possibilitou à empresa ganhos em produtividade, como também o desenvolvimento de aços específicos para a indústria automotiva, utilizados na fabricação de molas de suspensão, cordoalhas de aço para pneus, além de ser destaque no mercado de produtos para fixadores, eletrodos, tubos para prospecção de petróleo, entre outros.

Nestes 20 anos, o Laminador 2 sempre teve sua operação focada em segurança e performance. Para isso, o equipamento já passou por duas modernizações que permitiram aumentar a sua produtividade e, consequentemente, bater o recorde anual de produção em 2006, com 526 mil toneladas de fio-máquina. Além disso, o Laminador 2 é destaque no grupo como benchmarking, por exemplo, em sucata de linha.

Sobre a ArcelorMittal Monlevade

A ArcelorMittal Monlevade é a única usina integrada da ArcelorMittal Aços Longos e atua principalmente no mercado de aços para a fabricação de fio-máquina para aplicações especiais, tais como molas, cabos diversos, mangueiras para extração de petróleo, cordoalhas para concreto protendido, arames para aplicações agropecuárias, lãs e palhas de aço, fixadores em geral, cordoalhas para fabricação de pneus, arames para solda, eletrodomésticos e outros.

A unidade está situada na cidade de João Monlevade (MG), a 110 Km da capital Belo Horizonte, no Vale do Aço mineiro. A região tem grande concentração de indústrias siderúrgicas e boa malha ferroviária e rodoviária que a liga aos principais mercados e pontos de escoamento de produção no país.

Em seu processo de produção, a Usina utiliza minério de ferro (extraído da Mina do Andrade, a 11 km de distância, de propriedade da ArcelorMittal) e conta com sinterização, alto-forno, refino do aço, lingotamento contínuo e laminação. Atualmente a capacidade produtiva da ArcelorMittal Monlevade é 1.250.000 toneladas de fio-máquina anuais. Sua produção é destinada ao mercado nacional, clientes internacionais e trefilarias da ArcelorMittal Aços Longos.

O Sistema de Gestão Integrada da ArcelorMittal Monlevade é referência dentro do grupo. Entre as certificações e reconhecimentos obtidos ao longo dos anos está o Prêmio Nacional da Qualidade, vencido em 2006.

Nenhum comentário: