10 de julho de 2010

Laboratórios de Informática nas Escolas da Rede Municipal

Solicitação do PPA já é atendida em Barão de Cocais

Todas as Escolas de Ensino Fundamental da rede municipal de ensino de Barão de Cocais receberam computadores para a implantação de laboratórios de informática.

A conquista dos equipamentos só foi possível através da elaboração do Plano de Ação Articulada – PAR, que é um instrumento de planejamento do Ministério da Educação. Barão de Cocais elaborou seu projeto, por meio da Secretaria Municipal de Educação destinado ao desenvolvimento de ações conjuntas entre estado e municípios e que resultem em melhorias efetivas da qualidade da educação.

Sete escolas municipais localizadas na zona urbana e Cocais foram contempladas com o projeto, sendo elas: Escola Municipal "Professora Rosina Rodrigues Soares Silva" , do bairro Capim Cheiroso, Escola Municipal "José Maria dos Mares Guia", do bairro Santa Cruz, Escola Municipal "Maria da Glória Tavares Chamonge", do bairro Lagoa, Escola Municipal "Carmem Martins Moreira", do bairro Leão XIII, Centro Municipal de Educação "Nossa Senhora do Rosário", do bairro Viúva, Escola Municipal "Professora Norma das Graças Horta", do bairro Dois Irmaos e Escola Municipal "Alvina Campos", do distrito de Cocais .

De acordo com o do Plano de Ação Articulada – PAR, o mobiliário dos laboratórios de informática dessas escolas ficou a cargo da Prefeitura de Barão de Cocais, que já procedeu à implantação dos mesmos. Já os mobiliários dos laboratórios das escolas de zona rural serão entregues pelo Ministério da Educação.

As escolas municipais localizadas na zona rural, contempladas com os laboratórios de informática são : Escola Municipal "Monsenhor João Raimundo", da localidade de Boa Vista, Escola Municipal "Pedro Gonçalves", da localidade de Córrego da Onça, Escola Municipal "Mestre Quintão", do povoado de Socorro e Escola Municipal "Capitão Soares", de São Gonçalo do Rio Acima.

Cada escola contemplada recebeu 18 máquinas com impressora, webcan e fones de ouvido para utilização dos alunos e de seus professores. Haverá um coordenador para atuar junto às escolas e o município será capacitado através da Superintendência Regional de Ensino , que treinará o coordenador municipal e um professor , que multiplicarão os conhecimentos, posteriormente, para os professores do município, afirma a secretária de Educação, Águida Nunis de Moraes.

O prefeito, Geraldo Abade das Dores, está bastante satisfeito com a instalação dos laboratórios em todas as escolas municipais de ensino fundamental, já que é uma das metas do PDE (Plano decenal da Educação) que se cumpre e uma solicitação constante no PPA (Plano Plurianual de Ações Governamentais), que foi elaborado com a participação da população cocaiense que já se realiza. Abade afirma que “Os laboratórios contribuirão, imensamente, para que as práticas pedagógicas sejam diversificadas, garantindo a integração dos alunos com a tecnologia e diminuindo consideravelmente o índice de analfabetismo digital”,

Nenhum comentário: