15 de julho de 2010

Visa implanta sistema de monitoramento inteligente do mosquito da Dengue

A Prefeitura de João Monlevade, através da Vigilância em Saúde (Visa), em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado e Ecovec (empresa de biotecnologia desenvolvida na Universidade Federal de Minas Gerais), implantou o Monitoramento Inteligente do Mosquito da Dengue. Este sistema utiliza armadilhas que capturam a fêmea adulta do Aedes Aegypti e permite a identificação imediata a cada vistoria realizada. As informações coletadas criam mapas dinâmicos georreferenciados que indicam áreas de risco com maior concentração de mosquitos. O recurso permitirá que a Secretaria de Saúde intensifique as ações de controle, fazendo com que elas se tornem melhor direcionadas, mais rápidas, eficazes e menos onerosas.

Nos dias 5 e 6 de julho os agentes foram treinados e, posteriormente, as armadilhas foram distribuídas e instaladas estrategicamente em algumas residências, em média a cada 250 metros uma da outra, totalizando 210 equipamentos na área urbana do município. As armadilhas são instaladas em áreas externas, mas protegidas da chuva e do sol, fora do alcance de animais domésticos e crianças, preferencialmente no chão e no máximo a uma altura de 1,5 metro, perto de vegetação e longe de produtos químicos.

Informações

A armadilha não oferece risco ao morador e nem gera custo para o dono das residências. Cada armadilha é georreferenciada via GPS e vistoriada semanalmente por agentes de campo. As informações são instantaneamente transmitidas através de um celular para uma central, onde os dados são processados imediatamente. Este monitoramento terá duração de um ano. “Pedimos a colaboração de todos para que esta ação tenha sucesso em nosso município,” conclama a coordenadora da Vigilância em Saúde, Kátia Guimarães.

Nenhum comentário: