26 de novembro de 2007

Alunos de Santa Bárbara participam da terceira edição do Proava

Nos próximos dias 27, 28 e 29 de novembro, os 2801 alunos de 1ª à 8ª série da rede municipal de ensino de Santa Bárbara vão participar da terceira edição do Programa de Avaliação das Escolas da Rede Municipal (Proava).
Diferentemente das duas edições anteriores, quando os estudantes foram avaliados quanto aos conteúdos de língua portuguesa e matemática, neste ano, a avaliação será referente à ciências e história. O intuito do prefeito Toninho Timbira, com esta política, é garantir uma educação de qualidade para toda a população, e manter os bons resultados que o setor vem alcançando.
Além da avaliação dos alunos, o Programa tem como proposta o estímulo dos profissionais que trabalham com a educação, através de uma recompensa em dinheiro de acordo com a aprendizagem dos alunos verificada pelo Proava. A bonificação segue o critério da pontuação obtida em cada edição do Proava. Os profissionais podem receber até 20% do salário anual.
Proava – o Programa de Avaliação das Escolas da Rede Municipal (Proava) é um programa de avaliação sistêmica da rede, criado em 2005 para possibilitar que a Secretaria de Educação e as escolas analisem o desempenho de cada aluno em relação à escola, cada escola em relação à rede e a rede em relação ao Estado e ao País, além de fornecer informações que permitem que a própria escola e a administração municipal possam adotar programas e projetos voltados à melhoria da qualidade do ensino.
Em 2006, segunda edição do programa, a média geral do Proava, que avaliou estudantes da 1ª à 8ª séries em português e matemática nas 17 escolas da rede municipal, foi de 66,47%. Da 1ª a 4ª séries esse desempenho foi de 70,64%, padrão de países mais avançados do mundo.

Nenhum comentário: