27 de novembro de 2007

Santa Bárbara conscientiza população contra dengue



A Prefeitura de Santa Bárbara, através da secretaria Municipal de Saúde, está realizando um trabalho constante de conscientização da população contra a dengue.
No último dia 24, dia nacional contra a doença, todos os motoristas que chegaram à cidade foram recebidos por agentes de saúde em um pedágio, onde receberam panfletos informativos e orientações sobre a doença. A ação também foi realizada na Praça Pio XII.
Além disso, foi montada uma exposição, mostrando tudo sobre a doença, desde a forma de contágio, evolução do mosquito transmissor, sintomas, e forma de prevenção. A exposição ficou aberta ao público na Casa da Cultura.
Outra ação de conscientização foi realizada nas escolas. A equipe de agentes do Programa de Combate a Dengue e Febre Amarela apresentou uma peça teatral para alunos das escolas municipais, estaduais e particulares, mostrando como se contrai a dengue e quais os cuidados para que o mosquito Aedes aegypti não se reproduza.
As atividades pretendem manter os bons resultados obtidos na cidade, já que Santa Bárbara não registra nenhum caso de dengue contraída no município desde 2005.
Dengue - A dengue é uma doença causada por um vírus e transmitida pela picada de um mosquito, o Aedes aegypti. Há dois tipos de dengue: a clássica e a hemorrágica. Geralmente, quando contaminada pela primeira vez, a pessoa contrai a dengue clássica. Em uma segunda contaminação, existe um risco muito maior de se contrair a dengue hemorrágica, que é muito mais grave e pode levar à morte.
Sintomas - Dor de cabeça; Dor nos olhos; Febre alta (muitas vezes passando de 40 graus); Dor nos músculos e nas juntas; Manchas avermelhadas por todo o corpo; Falta de apetite; Fraqueza; Em alguns casos, sangramento de gengiva e nariz.
Tratamento - A pessoa com Dengue deve ficar em repouso, beber muito líquido e só usar medicamento para aliviar as dores e a febre, mas sempre com indicação do médico. A pessoa não pode tomar remédios à base de ácido acetil salicílico, como, por exemplo, a aspirina e o AAS.
A única maneira de evitar a dengue é não deixar o mosquito nascer. Para isso, é necessário acabar com os criadouros (lugares de nascimento e desenvolvimento dele). Ou seja: não deixe a água, mesmo limpa, ficar parada em qualquer tipo de recipiente como garrafas, pneus, bacias, pratos de vasos de plantas, entre outros.

Nenhum comentário: