27 de novembro de 2007

São Gonçalo recebe Associação de Desenvolvimento Sustentável

Amanhã, 28/11, a Fundação Vale do Rio Doce (FVRD), em parceria com a Prefeitura Municipal, apresenta oficialmente aos seus parceiros estratégicos e à comunidade, a Associação de Desenvolvimento Sustentável de São Gonçalo do Rio Abaixo (Adesgra).
A Adesgra criada pelo Programa Vale Mais em São Gonçalo do Rio Abaixo, a partir do desenvolvimento de diversas lideranças e atores do município para a elaboração do Plano de Desenvolvimento Sustentável para São Gonçalo do Rio Abaixo.
A Associação tem como objetivo fomentar o desenvolvimento sustentável do município e região por meio da elaboração de projetos e atividades que busquem o comprometimento dos diversos setores e estimulem a criação de novas iniciativas de acordo com as demandas locais.

Vale Mais

O Programa Vale Mais é produto da Fundação Vale do Rio do Doce (FVRD), desenvolvido em parceria com a Agência21 para a construção do desenvolvimento sustentável dos territórios.

Seu desafio passa por encontrar um caminho integrado e sustentável de desenvolvimento econômico, social e ambiental, a partir do planejamento estratégico de territórios, com gestão participativa e soluções geradas na própria comunidade para a melhoria da qualidade de vida da população, respeitando sua realidade e cultura.

O Programa é desenvolvido por meio de um processo mobilizador, participativo e educativo que fortalece o capital social local e articula a sociedade civil, o poder público e a iniciativa privada na construção de uma visão de futuro comum e de estratégias e ações de fomento ao desenvolvimento local.

Para estar à frente da condução para implantação dos projetos prioritários e da articulação dos parceiros relacionados, o Programa Vale Mais gera condições para a criação e instalação de uma associação de desenvolvimento local, formada por membros que atuaram ativamente do processo de planejamento, capacitando-os no intuito de viabilizar a operação da entidade e de seus projetos.

Aplicado em São Gonçalo do Rio Abaixo a partir de meados de 2005, o Programa rendeu seus primeiros frutos ao possibilitar a construção, de forma participativa, junto aos atores locais, do seu Plano de Desenvolvimento Sustentável, documento que apresenta um conjunto de linhas estratégicas e propostas de ações para o município.

Entregue à sociedade local em julho de 2006, o Plano é a base para iniciativas, projetos e ações do poder público, empresas e organizações sociais dos municípios.

Serviço: Apresentação da Adesgra
Local: Centro Cultural de São Gonçalo do Rio Abaixo
Horário:19h30

Nenhum comentário: