29 de novembro de 2007

Santa Bárbara distribui cerca de 800 mudas, através do Pro-Pomar


Cerca de 800 mudas de plantas frutíferas e ornamentais foram entregues a pequenos produtores de Santa Bárbara, na última semana, através do Pro-Pomar. O Pro-Pomar é um programa realizado através da parceria entre a Prefeitura de Santa Bárbara e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) de Minas Gerais, objetivando o incentivo de plantio de mudas frutíferas de boa qualidade na cidade.
Segundo o engenheiro agrônomo da Emater, Edson Custódio da Silva, o programa tem a finalidade de subsidiar o produtor rural. “Nosso objetivo é trazer para o município mudas de viveristas registrados no Ministério da Agricultura e no Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA). São mudas de boa procedência. Queremos evitar a entrada de produtos clandestinos e com problemas fitossanitários (doenças) que possam inviabilizar o potencial que a cidade tem para produção de fruticultura”, ressalta.
Para participar do Pro-Pomar, o produtor rural, ou qualquer pessoa interessada, deve preencher um cadastro, que acontece anualmente, na Emater. O órgão tem uma lista dos viveiros registrados, preços e todas as qualidades de mudas disponíveis. O interessado paga o valor na Emater e aguarda a data do recebimento, que também é feita uma vez por ano.
A entrega mais recente aconteceu na última semana, quando 56 produtores foram retirar as mudas adquiridas. Entre as cerca de 800 espécies, estavam diversas variedades de citros, como laranja, limão, cidra e tangerina; espécies frutíferas, entre manga, cupuaçu, caju, jabuticaba, graviola, caqui, abacate, fruta do conde, coco da Bahia, acerola, goiaba, entre outras; mudas ornamentais, como rosas, hibiscos, azaléias, ipês, Pau Brasil e outras; e condimentos, como canela, cravo da índia, pimenta do reino e loro.

Nenhum comentário: