1 de novembro de 2007

Segunda etapa da restauração da Igreja do Rosário está em fase final


A segunda etapa das obras de restauração da Igreja Nossa Senhora do Rosário, em São Gonçalo do Rio Abaixo, está em fase final. Nesta etapa, que consiste na restauração arquitetônica, foram realizadas recuperações dos pisos, escadas, rebocos, do guarda-corpos e balaustre, esquadrias, além da instalação do sistema de segurança e combate a incêndio.
A Prefeitura já havia realizado, na etapa anterior, a recuperação estrutural, com reparos na estrutura de madeira, cobertura, beirais, alvenaria e revestimento. De acordo com informações da divisão de Cultura, a próxima etapa consiste na restauração artística - elementos artísticos do forro, nave, altares colaterais, altar mor e capela mor - e ainda não tem previsão de início.
Na segunda etapa, a Prefeitura promoveu, ainda, a retirada das árvores no entorno da Igreja visando preservar a sua estrutura e proporcionar melhor visibilidade ao bem histórico. A retirada das árvores foi uma solicitação do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural e aprovada pelos órgãos ambientais. A Praça também entrou em processo de revitalização e receberá nova arborização com espécies de menor porte, para que não comprometam a estrutura da construção.
A Igreja, que tem sua construção estimada do século XVIII, é importante acervo do patrimônio histórico do município e teve grande importância na formação religiosa de São Gonçalo. Uma curiosidade é que ela é a única do município que possui relógio em sua torre, e tinha uma ligação muito forte com o cotidiano da comunidade são-gonçalense em décadas passadas. De acordo com o responsável pela Divisão de Cultura, João Vítor Dias, posteriormente a restauração da igreja, o relógio também será recuperado.
As duas primeiras etapas da restauração são executadas pela empresa Restaurare Construtora Ltda, de Belo Horizonte, credenciada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA).

Nenhum comentário: