8 de julho de 2009

Abertura dos Jogos Estudantis de Minas Gerais lota ginásio do Real Esporte Clube

Uma grande festa marcou a abertura da etapa regional Vale do Aço dos Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg) na noite da última terça-feira, 7, no ginásio do Real Esporte Clube. A solenidade contou com a presença de aproximadamente 3 mil pessoas.
Estiveram no local autoridades municipais, regionais e do Estado, além de estudantes e comissões técnicas das cidades que integram as Superintendências Regionais de Ensino (SRE) de Nova Era, Araçuaí, Almenara, Caratinga, Coronel Fabriciano, Governador Valadares, Guanhães, Manhuaçu e Teófilo Otoni. Mais de 2.500 atletas estão alojadas nas escolas da cidade para participar dos jogos, que terminam no dia 11, sábado.
Na abertura, o Hino Nacional foi executado pelos jovens percussionistas do grupo Baticundum. Em seguida, as bailarinas da Escola de Dança Rose Machado fizeram uma apresentação artística acompanhadas pela atleta monlevadense Daniela Quaresma, que acendeu a Tocha Olímpica. Alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e o grupo de hip hop “Fora de Controle” também fizeram apresentações de dança que contagiaram o público.
O prefeito Gustavo Prandini deu boas vindas aos atletas e organizadores e disse estar honrado por João Monlevade sediar os Jogos Escolares, uma vez que ações esportivas, educacionais e de cidadania estavam esquecidas no município. Segundo o chefe do Executivo, a cidade ficou oito anos vivendo no “ostracismo”, sem sediar eventos deste porte. Ele falou ainda que o esporte é importante para a construção da paz, da personalidade do atleta e na formação do cidadão.



Coordenação
Os jogos são coordenados pela Secretaria Estadual de Esportes Escolares e da Juventude (SEEJ), com apoio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEL) de João Monlevade. Estão sediando as partidas o Real Esporte Clube, Social Clube, Embaúbas, Sesi, além dos ginásios poliesportivos do Centec, Centro Educacional e Colégio Kennedy.
As modalidades são Futsal, Voleibol, Basquete, Handebol, Peteca, Xadrez e Atletismo. Boletins diários com resultados e fotos dos jogos podem ser acompanhados através do blog http://www.joao-monlevade-jemg.blogspot.com/.

Lazer
Nesta quarta e quinta-feira, 8 e 9, a partir das 19 horas, serão exibidos na Praça do Povo, em Carneirinhos, os filmes “Os Normais” e “O Casamento de Romeu e Julieta”. No local será montada uma tela de projeção inflável com 16x9 metros.
A iniciativa é do programa “Cinearte Sarau Petrobras Brasil Adentro”, que beneficiará atletas dos Jemg e a comunidade monlevadense. O projeto é uma parceria da Fundação Casa de Cultura, Ministério da Cultura, Petrobrás e Arte Brasil Produção Cultural.

Jemg
Os Jemg é o maior e mais importante programa esportivo e social de Minas Gerais e faz parte do projeto Minas Esporte do Governo do Estado. É uma competição esportiva/educacional, podendo participar as escolas com alunos do ensino fundamental e médio. Os jogos acontecem em quatro etapas, em dois módulos. Módulo I com alunos de 12 a 14 anos e Módulo II de 15 a 17 anos. A etapa regional acontece em seis municípios do Estado.

Nenhum comentário: