5 de julho de 2009

Gustavo Prandini quer melhorias no sistema de iluminação pública

Foto:Sérgio Henrique ACOM/PMJM

O prefeito de João Monlevade, Gustavo Prandini, quer mudanças no sistema de iluminação pública do município. O objetivo é garantir que haja melhoria na prestação de serviço e menos gastos aos cofres públicos por meio do Programa Nacional de Iluminação Pública Eficiente (Reluz), coordenado pelo Ministério de Minas e Energia.
O assunto foi discutido nesta semana com o gerente de Relacionamento com o Poder Público da Cemig no Estado de Minas Gerais, Anderson Ferreira. Os custos para possíveis mudanças de lâmpadas de vapor de sódio pelas de mercúrio (luzes amarelas), mais econômicas e com maior vida útil, serão apresentadas ao município em breve. Após a entrega da proposta, a Administração Municipal vai avaliar a disponibilidade financeira para execução das mudanças. De acordo com a Cemig, João Monlevade possui 8.632 pontos de iluminação pública instalados.
Outro assunto discutido na reunião foi o Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel) voltado para escolas. O objetivo é conscientizar estudantes, através dos professores, sobre o uso eficiente de recursos naturais como a água e a energia. O Procel também será oferecido a chefes de Setor e de Divisão, dentro da meta do Governo Municipal de conter despesas.
A Cemig informou que vai apresentar à Prefeitura, ainda neste mês, o protocolo de intenções para execução do Procel para capacitar todas as escolas municipais, formação que pode ocorrer no mês de agosto. “Além da economia por parte da Prefeitura, queremos envolver amplamente as famílias, através dos estudantes, para que tenham consciência da importância de não desperdiçar os nossos recursos naturais”, ressaltou o prefeito Gustavo Prandini.
Participaram da reunião também os secretários municipais Luzia Nunes dos Santos (Planejamento), Júlio César Sartori (Fazenda), Hernani de Oliveira Santiago Filho (Obras) e Emerson Duarte (Governo), além do gerente de Relacionamento com o Poder Público da Cemig, em João Monlevade, José Firmo do Carmo Júnior.

Nova estrutura
A reunião da Cemig com o prefeito Gustavo Prandini teve como objetivo apresentar as mudanças estruturais implementadas na empresa. Anderson Ferreira esclareceu que João Monlevade deixa de ter gerência, mas garantiu que o município continua tendo a mesma qualidade na prestação de serviços.
José Firmo do Carmo Júnior explicou que a diferença é que as demandas do poder público poderão ser atendidas com maior agilidade pelo fato do escritório de João Monlevade ter conquistado maior autonomia com a criação de diversas coordenações. Novos canais de atendimento também foram disponibilizados aos clientes como o Portal da Agência Virtual, que permite prestação de serviços comercias pela Internet.

Nenhum comentário: