1 de março de 2010

Aprovados no IFMG destacam presença de escola técnica gratuita em João Monlevade

Sair de João Monlevade para estudar em outra cidade já não faz parte dos planos dos primeiros colocados no processo seletivo do curso técnico de Manutenção e Suporte em Informática do Instituto Federal de Minas Gerais de Ouro Preto (IFMG), antigo Cefet. A estudante Bárbara Eliza Vilela Lopes, 18, aprovada em 1º lugar e Deivisson Felipe Silva, 17, segundo lugar, destacaram a presença de um curso técnico federal do Governo Federal na cidade. “Estudar sem pagar nada e sem sair de minha cidade vai ser bom”, é o que comenta Bárbara. Já Deivisson explica que devidos as condições financeiras da família não teria condições de arcar com os custos de um curso particular. “Seria muito difícil para meus pais”, explica o jovem.
Orgulhosa com o desempenho da única filha, Eunice Maria Vilela Lopes, 44, explica que o curso poderá alavancar as possibilidades de emprego para Bárbara. “Depois do curso ela poderá até pagar os seus estudos na faculdade”, diz. Para Aluaci Corsina da Silva, 53, mãe de Deivison, a família não teria condições financeiras de arcar os estudos de um curso técnico federal em outra cidade. “Ficaria difícil se ele estudasse fora de Monlevade. A aprovação veio na hora certa. Meu filho é muito estudioso”, emociona. Bárbara e Deivisson vieram de escola pública e ambos pretendem investir na carreira na área de informática. O próximo passo dos aprovados é buscar posteriormente a universidade.
O terceiro lugar é do dionisiano Raylaner Araújo Fernandes Braga Bicalho, 17, não foi encontrado para falar sobre sua aprovação. Segundo o pai, Emídio Braga Bicalho, 50, a família recebeu a noticia com orgulho. “Ficamos muito alegres com a aprovação. Mesmo saindo de Dionísio, ele está mais perto do irmão que estuda na Ufop em Monlevade”, argumenta.
No último domingo, 21, 140 candidatos disputaram as 80 vagas disponíveis para o curso que tem duração de 18 meses. As aulas serão ministradas gratuitamente no Sesi, bairro José de Alencar.
Segundo o secretário de Educação, Fabrício Brandão, as aulas irão começar dia 5 de abril. A viabilização do curso contou com o apoio do ex-vereador de João Monlevade e atual assessor de Comunicação do Partido dos Trabalhadores (PT) Nacional, Gléber Naime e do deputado federal, Leonardo Monteiro (PT).
O prefeito Gustavo Prandini (PV) comenta que o curso técnico de Manutenção e Suporte em Informática é mais uma grande conquista para a cidade que se destaca no Médio Piracicaba como pólo estudantil.

Nenhum comentário: