4 de março de 2010

Paróquia realiza homenagem aos 120 anos do Padre João

No ano em que a Paróquia de São Gonçalo completa 160 anos também é comemorado os 120 anos de nascimento do Cônego João José Marques Guimarães, o Padre João. Para marcar a data, a comunidade paroquial realizou na noite dessa segunda-feira, 1º de março, várias atividades para homenagear o pároco que atuou na cidade por meio século.

A abertura oficial do evento contou com a presença do padre de São Gonçalo, Almir Adomiram, e do Prefeito Raimundo Nonato Barcelos, o Nozinho, além de vários fiéis. Uma placa de homenagem foi fixada no busto da estátua do Padre João que fica em frente a Igreja do Rosário. O descerramento foi feito por dona Bené, que trabalhou vários anos na casa Paroquial e por Valter que doou boa parte de sua vida a Paróquia São Gonçalo.

Para homenagear Nossa Senhora de Lourdes, a qual o Padre João era devoto, todos os fiéis seguiram em procissão até o Centro Cultural seguidos pela Corporação Musical Santa Cecília. Lá, foi inaugurada pelo Pe. Almir e o prefeito Nozinho, uma exposição com vários materiais e fatos que marcaram a vida do pároco na cidade. Elas ficarão a mostra para visitação até o dia 30 de março. O encerramento das comemorações ocorreu com uma apresentação do Coral Lírico de São Gonçalo.



Padre João

Padre João nasceu em Morro Vermelho, município de Caeté, no dia 1° de março de 1890, e completaria 120 anos nesta data. Ele assumiu a Paróquia de São Gonçalo em 1924, três anos após ser ordenado, permanecendo como pároco por meio século vindo a falecer no dia 23 de março de 1984.

Todo esse tempo em São Gonçalo marcou definitivamente a história e a cultura do povo da cidade, sobretudo na religião e na música. Foi essa herança musical que permitiu ao padre João a criar o Coral Imaculada Conceição e dar novo talento a Corporação Musical Santa Cecília.

Nenhum comentário: