25 de março de 2010

Conselho aprova tombamento provisório da Estação Ambiental de Peti

O Conselho de Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural de São Gonçalo do Rio Abaixo aprovou o tombamento provisório da Estação Ambiental de Peti, em reunião realizada no dia 11 de março.

Os conselheiros reconheceram a importância histórica, cultural e, principalmente, ambiental da Estação e as atividades desenvolvidas na área de educação ambiental, que são consideradas modelo no país, onde se inclui a trilha para deficientes visuais.

A Estação Ambiental de Peti é reconhecida como Reserva particular de Proteção Natural (RPPN), Área de Preservação Ambiental (APA) e Reserva Mundial de Biosfera. Apesar disso ela está se tornando uma ilha entre a atividade mineradora e o campo verde da silvicultura. Sua história está ligada à exploração do ciclo do ouro e, por estas razões, os conselheiros entenderam e aprovaram o seu tombamento provisório.

De acordo com as normas do conselho foi encaminhada uma notificação à Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), para que seja dado um parecer a respeito do tombamento.

Nenhum comentário: