5 de março de 2010

Boletim 9 - Notícias do Circuito do Ouro – O coração da Estrada Real

Workshop de Posicionamento Turístico

O posicionamento turístico do Circuito do Ouro foi tema do workshop que reuniu mais de 60 pessoas, nos dias 25 e 26 de fevereiro, no Centro de Convenções, em Ouro Preto (MG). Estiveram presentes o trade turístico da região do Circuito do Ouro, empresários, representantes municipais e principais prestadores de serviços, com o objetivo de formatar um produto turístico a ser comercializado no II Salão Mineiro, que acontece em abril, no Minascentro, em Belo Horizonte e no Salão Nacional do Turismo, que acontece em São Paulo.

Os consultores do Instituto Marca Brasil (IMB) apresentaram os macro-programas do Ministério do Turismo e as ações direcionadas aos 65 destinos indutores nacionais – em Minas Gerais, são quatro cidades e Ouro Preto é o destino indutor nacional do Circuito do Ouro. A Secretaria Estadual de Turismo apresentou o Sistema Mineiro de Gestão do Turismo dando enfoque na importância do turismo mineiro para a geração de renda e desenvolvimento econômico e social das comunidades, e destacaram que, para alavancar cada vez mais o setor, é necessária uma comercialização eficiente, além da apresentação no mercado de um produto bem consolidado. “O mercado exige cada vez mais um bom produto e para isso é importante um plano de ação e um plano de marketing estruturado”, afirma a consultora do Instituto Marca Brasil, Márcia Godinho.

Foi realizada também uma rodada de negócios com receptivos locais, meios de hospedagem, restaurantes, museus, artesãos, dentre outros, que trouxe uma maior interação entre os setores para uma profissional comercialização de produtos do Circuito do Ouro. Para Ubiraney Silva, presidente da Associação do Circuito do Ouro, foi uma ação importante para discussão sobre os produtos que podem ser oferecidos para o mercado a começar pelo Salão Mineiro. “Comercializar o produto ‘turismo’, dentro da lógica de mercado é uma maneira eficaz de gerar renda, emprego e negócio para o empresariado e para a comunidade local”, disse.

Fique por dentro das atrações que acontecem nos municípios do Circuito do Ouro!

Santa Bárbara – Cidade sedia o Circuito Anda Brasil

No próximo dia 14 de março, os caminhantes da região do Circuito do Ouro se encontrarão, mais uma vez, em Santa Bárbara para participar do primeiro circuito do projeto Anda Brasil deste ano. A caminhada será realizada no subdistrito de Cubas. A concentração será a partir das 9h, em frente à igreja local. É preciso levar um quilo de alimento não-perecível.

Após a partida, os caminhantes percorrerão cerca de 10Km por entre matas, propriedades rurais e trilhas, terminando o passeio no mesmo local, após aproximadamente 3 horas. Os interessados em participar da caminhada devem fazer sua inscrição, gratuita, na Casa da Cultura. Idade a partir de 12 anos. Mais informações: 31-3832-1616.

Mariana, Ouro Preto e Sabará - Espetáculo Flor de Florbela

Três cidades do Circuito do Ouro, Ouro Preto, Mariana e Sabará, recebem neste mês o espetáculo “A Flor de Florbela”, composto por poemas da poetisa portuguesa Florbela Espanca e musicados pelo cantor e compositor Marcos Assumpção.

As melodias e os arranjos foram compostos de modo que houvesse combinação e harmonia entre poesia e melodia, expressando e traduzindo o que a poetisa enfatizava em suas obras. Todas as músicas são de autoria de Marcos Assumpção e os arranjos e direção são de Marcos Assumpção e Francisco Falcon. Os ingressos custam R$ 10 inteira e R$ 5 estudante/antecipado.

Confira a programação:

Mariana:

Dia 11 de março, quinta-feira, às 20h30

Teatro SESI-Mariana

Ouro Preto:

Dia 12 de março, sexta-feira, às 20h30

Teatro Municipal Casa da Ópera – Ouro Preto

Sabará:

Dia 13 de março, sábado, às 20h30

Teatro Municipal de Sabará

Visite e conheça os municípios do Circuito do Ouro, o coração da Estrada Real: Bom Jesus do Amparo, Catas Altas, Caeté, Congonhas, Itabira, Itabirito, Mariana, Nova Era, Nova Lima, Ouro Preto, Piranga, Raposos, Rio Acima, Sabará, Santa Bárbara e Santa Luzia.

Nenhum comentário: