5 de março de 2010

Vigilância em Saúde inicia Campanha contra o vírus Influenza A (H1N1)

A Campanha de Vacinação contra o vírus Influenza A (H1N1) - a gripe suína, tem como público-alvo oito grupos populacionais prioritários, definidos pelo Ministério da Saúde. Além dos trabalhadores de saúde, serão imunizadas gestantes, pessoas com doenças crônicas, crianças com mais de seis meses e menos de 2 anos de idade, adultos na faixa etária entre 20 e 39 anos, e pessoas com mais de 60 anos de idade, desde que tenham doenças crônicas graves ou que estejam com o sistema imunológico debilitado. Apesar de João Monlevade não possuir aldeias indígenas, o Ministério da Saúde também prioriza esse grupo.
A vacinação tem por objetivos manter o funcionamento dos serviços de saúde envolvidos na resposta à pandemia, além de diminuir o risco de adoecer e o número de mortes associadas à influenza nos grupos mais afetados em 2009.

Cronograma
Segundo a Vigilância em Saúde (Visa), a Campanha inicia nesta segunda, 8 e vai até o mês de maio. Na cidade, a meta é imunizar 34.302 pessoas. A vacinação será realizada em 5 etapas e serão aplicadas no horário de funcionamento de rotina das Unidades de Saúde das 7 às 11 horas e das 13 às 17 horas.
Na primeira fase, do dia 8 a 19 de março, serão imunizados trabalhadores da saúde que realizam atendimento ao paciente com suspeita da gripe. Dos dias 22 de março a 2 de abril, serão vacinadas as grávidas e crianças de seis meses a dois anos e pessoas com doenças crônicas. Dos dias 5 a 23 de abril, serão imunizados os adultos de 20 a 29 anos. Do dia 24 de abril a 7 de maio, será a vez da população com mais 60 anos e do dia 10 a 21 de maio, os adultos de 30 a 39 anos serão vacinados.

Mobilização
Haverá dois sábados de mobilização, chamados Dias “D”. O primeiro em 10 de abril, para sensibilizar a população de 20 a 29 anos; e o segundo em 24 de abril, que é o dia da Campanha de Vacinação do Idoso contra a Influenza Sazonal.
De acordo com a Visa, a vacinação de grande parte da população não exclui a necessidade de manutenção das outras medidas de prevenção. Portanto, é necessário lavar as mãos freqüentemente ou usar álcool gel quando não houver a possibilidade de lavá-las; não colocar as mãos nos olhos, nariz e boca após tocar as superfícies; cobrir a boca e o nariz com papel descartável quando tossir e espirrar e manter os ambientes bem arejados.

Nenhum comentário: