12 de fevereiro de 2009

Alunos de Santa Bárbara conquistam média de quase 70% no Proava 2008

Foto:Acom/PMSB

Proava Escola Chico Severino

Um total de 68,62%. Essa foi a média conquistada pelos cerca de quatro mil alunos da educação infantil ao 9º ano da rede municipal de Santa Bárbara na quarta edição do Programa de Avaliação (Proava) de 2008. A avaliação foi realizada em novembro do ano passado com 100% dos estudantes nas 17 escolas da sede, distritos e zona rural.
Diferentemente das três edições anteriores, quando os estudantes foram avaliados em relação às mesmas matérias (português e matemática, em 2005 e 2006, e ciências e história, em 2007), em 2008, as disciplinas foram dividas por séries.
A avaliação da Educação Infantil e do 1º ano do Ensino Fundamental foi realizada considerando o art. 31 da seção II da LDBEN, mediante atividades contextualizadas e significativas, por meio das quais pode-se observar a evolução das crianças nas quatro Competências Lingüísticas Básicas: falar, escutar, ler e escrever – considerando seu nível de desenvolvimento. E em Matemática, elas foram avaliadas em situações matemáticas significativas em que tiveram que utilizar seus conhecimentos prévios.
A média geral conquistada pelas crianças desta modalidade, avaliadas pela primeira vez, foi de 83,68%, considerado um excelente resultado.
Do 2º ao 5ª ano, os alunos foram avaliados em geografia e conquistaram um aproveitamento de 68,23%.
Já os estudantes do 6º ao 9º ano foram avaliados em geografia, português e matemática. A média alcançada por estes alunos foi de 63,59% (português), 47,94% (matemática) e 50,40% (geografia).
NÚMEROS - Em 2007, terceira edição do programa, a média geral do Proava, que avaliou cerca de três mil alunos do 2º ao 9º ano em ciências e história, foi de quase 57%. Por disciplinas, a média em história foi de 57,85%. Já em ciências, 55,95%.
Em 2006, segunda edição do programa, a média geral, avaliando estudantes do 2º ao 9º ano em português e matemática, foi de 66,47%. Do 2º ao 5º ano esse desempenho foi de 70,64%, padrão de países mais avançados do mundo.
Em 2005, foram avaliados alunos do 3º e 6º ano (antigas 2ª e 5ª séries, respectivamente).
Proava – o Programa de Avaliação das Escolas da Rede Municipal (Proava) é um programa de avaliação sistêmica da rede, criado em 2005 para possibilitar que a Secretaria de Educação e as escolas analisem o desempenho de cada aluno em relação à escola, cada escola em relação à rede e a rede em relação ao Estado e ao País, além de fornecer informações que permitem que a própria escola e a administração municipal possam adotar programas e projetos voltados à melhoria da qualidade do ensino.

Um comentário:

Anônimo disse...

Importante esclarecer que os alunos são treinados para as questões que vão ser colocadas nas provas por meses, seria mais transparente se as questões fossem sem direcionamento para melhor avaliação.