19 de fevereiro de 2009

Enfeites do carnaval em Santa Bárbara retratam os antigos carnavais

Foto:Daniela Almeida


Uma das grandes novidades do carnaval de Santa Bárbara, neste ano, são os enfeites que serão colocados na rua João Mota e na Praça Pio XII, locais onde acontecerá a folia. Pela primeira vez, eles estão sendo confeccionados exclusivamente pela Associação dos Artesãos de Santa Bárbara, através de uma parceria com a Prefeitura.
Segundo uma das integrantes da Associação, Silvia Maria Silva, para simbolizar o tema no compasso da folia, os enfeites terão o dourado como a cor predominante, representando a riqueza da região, e vão retratar a música, as mulatas, o frevo, os ritmos musicais e, principalmente, a magia dos antigos carnavais.
Além da decoração estática, outra novidade é que, durante o carnaval, a Associação também vai disponibilizar vários bonecos pelas calçadas com espaço para que os foliões coloquem o rosto e possam tirar fotos, representando os personagens. São palhaços, super-heróis, princesas e mulatas, que vão encantar crianças e adultos.
De acordo com Silvia, cerca de 25 integrantes da Associação estão envolvidas com a confecção dos enfeites. “Ao todo, vamos demorar em torno de 20 dias para fazer tudo. Um tempo recorde”, explica.
Para os enfeites, os artesãos estão utilizando materiais reciclados, compensados, tecidos, muito brilho e muitas cores para deixar o carnaval No compasso da folia mais bonito e mais animado.
Programação - O carnaval em Santa Bárbara será realizado de 20 a 24 de fevereiro. Além de uma decoração alegre e bonita, durante os cinco dias, turistas e santabarbarenses vão se divertir com uma extensa programação que vai agradar a todos: desfiles da Bateria Unidos do São Vicente, bonecões, marchinhas ao som da Corporação Musical Santo Antônio, som mecânicos com DJ Rodrigo, e quatro bandas. Toda noite, um grupo vai fazer a alegria dos foliões. Hoje e amanhã (20 e 21) canta a banda Yuppie (20 e 21). No domingo (22) é a vez da Banda Farol. Na segunda (23), Banda Lombinho com Cachaça. Para encerrar a festa, na terça-feira (24), um grande show com BandAbada.
Para receber os visitantes e também a população local, a Prefeitura de Santa Bárbara organizou um grande esquema. Assim como nos anos anteriores, as barracas de alimentação serão padronizadas e não será permitida a venda de bebidas em vasilhames de vidro no entorno do carnaval.
A segurança também receberá atenção redobrada e a expectativa é a de repetir o sucesso dos anos anteriores, quando os foliões se divertiram com tranqüilidade e alegria.

Um comentário:

Anônimo disse...

Fui em Santa Barbara no carnaval, infelizmente vi uma cidade muito suja cheia de buracos e com a população indignada com a administração, parece que a anos a obra esta sendo feita sem nenhum planejamento...coitado do povo.