12 de fevereiro de 2009

Prefeitura continua em alerta no combate a dengue

A Prefeitura de Santa Bárbara, através da secretaria Municipal de Saúde, continua trabalhando para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.
Principalmente nestes últimos meses, quando as chuvas não dão trégua, o alerta ainda é maior, embora a cidade não tenha registrado casos confirmados da doença.
Toda a população precisa ficar em alerta e manter as residências limpas e secas para que o mosquito não se crie. É preciso ficar atento com vasos de plantas, pneus velhos, garrafas, caixas de água abertas para que não se transformem em um criadouro do Aedes aegypti.
Além disso, é preciso prestar atenção aos sintomas da doença: febre alta, dor de cabeça, dor nos músculos, manchas avermelhadas pelo corpo e falta de apetite. Caso algum deles se apresente, é preciso procurar um médico imediatamente.
Ainda, é preciso receber bem os agentes da dengue para que eles possam desenvolver o trabalho da melhor maneira possível.
Dengue - A dengue é uma doença causada por um vírus e transmitida pela picada de um mosquito, o Aedes aegypti. Há dois tipos de dengue: a clássica e a hemorrágica. Geralmente, quando contaminada pela primeira vez, a pessoa contrai a dengue clássica. Em uma segunda contaminação, existe um risco maior de se contrair a dengue hemorrágica, que é muito mais grave e pode levar à morte.
Sintomas - Dor de cabeça; Dor nos olhos; Febre alta (muitas vezes passando de 40 graus); Dor nos músculos e nas juntas; Manchas avermelhadas por todo o corpo; Falta de apetite; Fraqueza; Em alguns casos, sangramento de gengiva e nariz.
Tratamento - A pessoa com Dengue deve ficar em repouso, beber muito líquido e só usar medicamento para aliviar as dores e a febre, mas sempre com indicação do médico. A pessoa não pode tomar remédios à base de ácido acetil salicílico, como, por exemplo, a aspirina e o AAS.
Combate - A única maneira de evitar a dengue é não deixar o mosquito nascer. Para isso, é necessário acabar com os criadouros (lugares de nascimento e desenvolvimento dele). Ou seja: não deixe a água, mesmo limpa, ficar parada em qualquer tipo de recipiente como garrafas, pneus, bacias, pratos de vasos de plantas, entre outros.

Nenhum comentário: