Foram apresentadas as atividades realizadas durante todo o ano
Nesta sexta-feira, 27, alunos do Centro Educacional de São Gonçalo do Rio Abaixo apresentaram no Centro Cultural todas as atividades de educação ambiental que foram desenvolvidas durante o ano.
A atividade contou a apresentação cultural do grupo da Associação Bem Viver da Terceira Idade (Abeviti) – dança e música das lavadeiras. A lavadeira Dona Dica e o garimpeiro José Ribeiro fizeram um relato sobre a utilização do rio em épocas passadas. Também foi realizada a premiação dos alunos que produziram as melhores redações após o desenvolvimento do Projeto Semeando, em parceria com o Senar Minas.
O programa de educação ambiental teve como objetivo estabelecer a relação de São Gonçalo com o cuidado e preservação de suas nascentes e de seus cursos da água, bem como conhecer a história do rio que banha a cidade, sua atual situação e seus afluentes.
As principais ações desenvolvidas com os alunos foram: visita a nascente do Rio Santa Bárbara, ao Caraça, à Estação Ambiental de PETI e ao Projeto Xerimbabo em Ipatinga. Eles também visitaram a mina de Brucutu e o Grupo de Bombeiros da Polícia Militar onde assistiram um Teatro de Fantoches com o objetivo de conscientização para evitar queimadas. Os estudantes participaram de palestras, oficinas e da produção de um vídeo para a Mostra em parceria com a Vale e participação do Projeto Semeando em parceria com o Senar Minas.
Como parte das atividades, eles ainda entrevistaram antigos moradores, garimpeiros e lavadeiras, para saber sobre a utilização do rio em épocas passadas, plantio de árvores e distribuição de 130 mudas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário