30 de novembro de 2009

Aprovado na Assembleia relatório que beneficia emigrantes mineiros

Foto:Divulgação
Foi discutido nesta terça-feira (24/11), na Assembleia Legislativa, um tema de grande importância para o estado: a situação dos cidadãos mineiros residentes fora do país. A Comissão Extraordinária de Políticas Públicas de Apoio aos Emigrantes Mineiros, responsável por debater o assunto, encerrou seus trabalhos com a aprovação do relatório final. As recomendações feitas pelos deputados foram baseadas em depoimentos colhidos e nas discussões mantidas desde o mês de março, sendo quatro delas transformadas em requerimentos.

O primeiro requerimento se baseia na criação de um posto de atendimento ao emigrante em Governador Valadares. O segundo sugere um programa de educação à distância para os brasileiros no exterior e a qualificação profissional dos retornados. Outro pedido de providência foi que o tempo de trabalho dos profissionais residentes no Japão, oriundos das Alterosas, seja contado para aposentadoria. O quarto requerimento busca introduzir nos currículos escolares das regiões exportadoras de mão-de-obra conteúdos relativos à migração.

Para o Deputado Jayro Lessa, que atuou como membro efetivo da Comissão, o relatório final poderá trazer importantes avanços para os mineiros residentes no exterior. “Os requerimentos apresentados visam valorizar o emigrante mineiro e oferecer a ele uma condição digna quando o mesmo retornar ao Brasil ”. Lessa destacou ainda a criação do posto de atendimento em Governador Valadares. “Valadares é uma cidade pioneira no que diz respeito ao processo migratório brasileiro. A instalação do espaço no município virá para suprir uma lacuna de atendimento na região, que possui a cultura de intercâmbio com diferentes povos desde a década de 60”, concluiu.

Consulado em Belo Horizonte

Além de possuir na valorização do emigrante mineiro uma de suas bandeiras, o Deputado Jayro Lessa trabalha pelo estreitamento das relações entre Minas Gerais e outras nações de grande representatividade, como os EUA. Foi com este objetivo que o parlamentar apresentou o requerimento 1.357/2007 ao Governador Aécio Neves, que solicita a instalação de um consulado norte-americano em Belo Horizonte.

Segundo ele, a abertura do órgão na capital mineira seria um estímulo à ampliação dos negócios entre o estado e o país de Obama, além de fomentar o turismo local. “O povo mineiro possui uma importante história de negócios com os EUA. A instalação de um consulado em nossas terras fortaleceria ainda mais esta relação. O espaço de representação diplomática poderia ainda estimular o turismo de todo o estado”, lembrou. Nos últimos seis anos, a corrente de comércio entre Minas Gerais e Estados Unidos cresceu 125%. As exportações subiram neste período 91%, enquanto as importações foram ampliadas em 220,8%. Atualmente, as únicas cidades brasileiras que possuem consulados dos Estados Unidos são Rio de Janeiro, Recife e São Paulo.

Nenhum comentário: