11 de novembro de 2009

São Gonçalo realiza I Seminário de Inclusão Social e Educacional

No dia 7 de novembro, sábado, a Escola Estadual Manoel Gonçalves Moreira realizou, no Centro Cultural São Gonçalo do Rio Abaixo, o I Seminário de Inclusão Social e Educacional.

O objetivo do seminário foi contribuir com uma reflexão sobre inclusão que estimule o desejo de construir novos conhecimentos e criar estratégias que favoreçam o processo ensino aprendizagem dos alunos com necessidades educacionais específicas.

A diretora da escola, Silvana Moraleida iniciou o Seminário enfatizando que embora, garantida pela legislação, apenas a inserção de alunos com necessidades especiais no ensino regular não garante a inclusão deles. É necessário que a escola tenha resposta educativa diferente para garantir o sucesso do processo ensino-aprendizagem.

Participaram do Seminário aproximadamente 130 pessoas, a maioria profissionais da educação. A psicóloga do Instituto Ester Assumpção, Fabíola Fernandes do Patrocínio apresentou o conceito e a importância da Inclusão Social e Educacional; o médico neurologista de Itabira, Júlio Tércio Alvarenga falou sobre Doenças Neurológicas que atingem crianças em idade escolar, a analista educacional da Secretaria Regional de Ensino (SRE) de Nova Era, Maria Jane Costa Lima Monteiro de Assis apresentou o tema Legislação, confirmando para todos que a Inclusão é um direito inquestionável e falou da importância da formação da Rede de Apoio à Inclusão.

O tema Adaptações Curriculares (PDI) foi apresentado pela Terapeuta Ocupacional do Núcleo Psicossocial Peixe Vivo, Gisele de Figueiredo Andrade e Silva, a fonoaudióloga do Centro de Especialidade em Saúde de São Gonçalo, Keroly Fabrícia de Paula; a pedagoga da APAE, Maria de Lourdes Melges Lobão e a professora da APAE, Sílvia Paula Tôrres.

O seminário teve duração de 5 horas e de acordo com os participantes foi muito positivo e representou um passo importante rumo à inclusão social.

A Escola Manoel Gonçalves Moreira, integrante do Projeto Incluir, realizou o I Seminário com apoio da Rede de Apoio à Inclusão de São Gonçalo do Rio Abaixo, Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais e da SRE de Nova Era e da Prefeitura de São Gonçalo.

Nenhum comentário: