Com o objetivo de melhorar o trânsito de João Monlevade, a Administração Municipal inaugura no próximo dia 28 um conjunto de obras da primeira etapa do Projeto Linha Azul. O local da solenidade será o marco zero, ao lado do Centro Educacional, às 10 horas.
Diversas modificações são executadas com revitalização asfáltica, troca de sinalizações vertical e horizontal, inversão de tráfego e de estacionamentos. Neste fim de semana a cidade ganhou a primeira faixa de pedestres elevada, em frente à escola Centro Educacional, que tem a mesma altura do passeio. Nos próximos dias, a Prefeitura dará continuidade ao serviço até atingir a outra margem da pista.
O passeio elevado será instalado ainda na Direita Livre, no Centro Educacional e nas proximidades da Praça do Povo. “Estamos em fase de implantação e acompanhamento, conforme projeto estabelecido pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran)”, esclarece José Jaime Figueiredo, chefe do Setor de Trânsito e Tráfego (Settran) da Prefeitura. Jaime explica que a intenção é favorecer a passagem de pedestres, ao mesmo tempo em que se garante a redução de velocidade dos veículos e possíveis acidentes. Outro benefício é a acessibilidade, principalmente de pessoas com necessidades especiais.
O chefe do Settran destaca que a travessia elevada existe em grandes municípios como Belo Horizonte, Contagem, Betim, Juiz de Fora e Divinópolis. Na vizinha Itabira esse serviço também já foi implantado. Com essas modificações, seja na infraestrutura ou na sinalização, a Prefeitura possibilita novas direções para o trânsito evitando que haja concentração de veículos no centro comercial da cidade, facilitando o acesso à BR-381 e aos bairros adjacentes, além daqueles que estão no entorno do centro comercial.
“Mudanças no trânsito precisam ser feitas e vamos executar com muita tranqüilidade. Nossa equipe está de prontidão e trabalhando para adequar as demandas que surgirem a partir dessas alterações. Para fazer essas mudanças, buscamos exemplos em outras cidades e estamos abertos a sugestões da comunidade. Precisamos de um trânsito mais organizado e humanizado porque isso também é qualidade de vida”, comenta o prefeito Gustavo Prandini.
Inversões
A Prefeitura prepara ampla campanha de divulgação do Projeto Linha Azul, principalmente referente às inversões em algumas ruas e avenidas. A rua Gomes Batista, da Matriz Nossa Senhora da Conceição, será mão única sentido bairro Nova Esperança até a avenida Alberto Lima, no Sion. Esse será o mesmo caso da rua Ricardo Leite, onde fica a Climec e a Prefeitura.
A rua Ayres Quaresma, do laboratório Carlos Chagas, também terá mão única sentido a avenida Wilson Alvarenga. Alterações serão feitas ainda na rua Oliveira Couto, perto da praça da Matriz Nossa Senhora da Conceição, que terá mão única sentido bairro Lucília. Essas e outras informações serão amplamente divulgadas pela Administração Municipal, nos próximos dias, através da imprensa e de faixas nas vias públicas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário