26 de novembro de 2009

Deputado José Santana comenta pesquisa Sensus divulgada ontem

O deputado federal José Santana de Vasconcellos (PR-MG) comentou sobre o resultado da pesquisa da CNT/Sensus, divulgada ontem, que revelou uma situação desconfortável para a candidatura à Presidência da República de José Serra (PSDB), ainda líder das intenções de votos.

Segundo o levantamento, a diferença entre o tucano e a petista Dilma Rousseff caiu de 20 pontos percentuais para dez. Por outro lado, a campanha do mineiro Aécio Neves aparece em alta e cresceu quatro pontos percentuais, em um cenário de disputa com Dilma e sem Serra e Ciro Gomes. O governador de Minas ainda tem a seu favor o menor índice de rejeição entre os candidatos examinados.

De acordo com o deputado José Santana, a única chance da oposição vencer a eleição é escolhendo Aécio Neves para candidato. “Ele é mais carismático e tem poder de aglutinação muito grande. Além disso, Aécio fez um excelente trabalho em Minas Gerais e poderá fazer muito mais pelo Brasil”, afirmou.

O parlamentar lembrou que Ciro Gomes está bem situado na pesquisa e que ele tem falado em entrevistas que apóia o governador Aécio Neves. “Os dois juntos certamente têm condições de ganhar”, ressalta.

Para José Santana, a pesquisa mostrou a fragilidade da candidatura de José Serra, mesmo liderando em todos os cenários. Em dezembro de 2008, ele tinha 46,5% da preferência dos eleitores. Agora, em novembro, ele tem 31,8%. Já a ministra Dilma, que tinha 10,4%, exibe hoje 21,7%.

A pesquisa da Sensus mostrou também que 76% dos entrevistados dizem que Lula é melhor do que Fernando Henrique, enquanto apenas 10% preferem o ex-presidente. Lembrando que Fernando Henrique apóia a candidatura do tucano José Serra.

“O alto índice de avaliação do presidente Lula mostra claramente que o nome de Aécio Neves é o único que tem condições de balançar a candidatura da oposição, pois não será uma candidatura contra o Lula, mas sim a favor do Brasil”, ressalta o parlamentar.

José Santana alerta que a demora na definição do candidato tucano está prejudicando o próprio partido, que ainda corre o risco de perder o apoio de outras legendas que não podem esperar tanto tempo para definir o rumo a seguir nas próximas eleições. “Está na hora do PSDB criar juízo, se reunir e decidir logo sobre a candidatura presidencial”, aconselha.

Se o Aécio concorrer à Presidência da República, o deputado José Santana afirma que o PR em Minas irá apoiá-lo. “O nosso partido não tem compromisso formal com o PSDB, mas tem com o governador Aécio. Aliás, esse é um compromisso de todos os mineiros”, afirma o parlamentar.

Nenhum comentário: