19 de novembro de 2009

A Secretaria da Cultura celebra em São Paulo o mês da Consciência Negra

A Secretaria de Estado da Cultura promove agora em novembro, uma extensa programação cultural na capital e interior dentro das comemorações do Mês da Consciência Negra.Elza Soares, Luiz Melodia, Quinteto em Branco e Preto estão entre as atrações na capital e o Coral Família Alcântara tamb´me faz parte da programação.

Haverá encontro de congadas e grupos de cultura afro, exposições em diversas instituições da Secretaria, um grande show na Praça da Sé, no dia 20, com a presença de Luiz Melodia e Elza Soares e a terceira edição do Encontro Paulista de Hip Hop, no Memorial da América Latina, dia 28.

Além da programação na capital, 15 cidades da Grande São Paulo e interior estão envolvidas nas ações do Mês da Consciência Negra da SEC. São elas: Araraquara, Barretos, Campinas, Caraguatatuba, Francisco Morato, Itapecerica da Serra, Itapeva, Itu, Ilha Bela, Piracicaba, Ribeirão Preto, Rio Claro, Santo André, Santos e Sorocaba.

Diversas instituições culturais da Secretaria de Cultura participam das comemorações do Dia da Consciência Negra. A Pinacoteca do Estado apresenta a exposição A Fotografia Como Eu Sou, de Lita Cerqueira, até 7 de fevereiro de 2010. A mostra é composta por 55 imagens em preto e branco e circula em torno do universo afro-brasileiro unindo arte, religiosidade e cenas da vida cotidiana do Brasil.

Com a curadoria de Marco Meirelles e Max Fagotti, o Museu da Imagem e do Som promove a mostra O Negro como Autor e Personagem da Ação Cinematográfica, de 19 a 22 de novembro. Composta por oito programas, a mostra traz duas sessões diárias – às 16h e 19h – de filmes de cineastas negros ou daqueles que apresentam o negro como personagem, desde a década de 1950. Após a última sessão, cineastas e educadores conversam com o público, promovendo a reflexão sobre a atividade audiovisual realizada por negros de diferentes gerações em diversos contextos de produção.

No dia 20, o Museu Afro abre a exposição Eu Tenho um Sonho: De King a Obama – a Saga Negra do Norte, às 18h. A mostra é composta por fotos, textos, caricaturas, objetos de campanha e cartazes que retratam a luta pelos direitos civis do negro norte-americano, a partir da trajetória de Martin Luther King até a eleição de Barack Obama. Dez artistas plásticos foram convidados pelo diretor-curador do museu Emanoel Araujo para produzirem especialmente para a mostra. São eles: Antonio Helio Cabral, Antonio Peticov, Granato, Claudio Tozzi, Florian Raiss, Helena Sardenberg, Melim, Newton Mesquita, Onesto e George Preston.

De 22 a 24, o Museu promove o seminário Inclusão e Exclusão dos Negros nos EUA e no Brasil com a presença de especialistas, pesquisadores e personalidades do Brasil e dos Estados Unidos. Serão discutidos os processos de inclusão e exclusão da população negra numa perspectiva comparativa entre os EUA e o Brasil no âmbito da Justiça, Políticas Públicas, Educação e Arte e Cultura.

No Museu da Casa Brasileira, dentro do programa Música no Museu, acontece o concerto Navio Negreiro, com o Coral da USP, sob a regência de Tiago Pinheiro, no dia 20, às 11h. No mesmo dia, às 16h30, um show com as Tias Baianas Paulistas e a Ala dos Compositores Kolombolo fecham as comemorações.

Já o Museu da Língua Portuguesa leva ao público a alegria do circo em uma apresentação gratuita do espetáculo Circo de Ébanos, dirigido por Bel Coelho, das 14h às 15h30. A Casa das Rosas também tem uma agenda especial com destaque para o musical Rimas de Zumbi, uma releitura de canções da tradição afro-brasileiras e um sarau com música e poesia.

No Museu do Futebol, duas atividades educativas acontecem no dia 20: Mapa Mundi e Contação de Histórias. O primeiro é um jogo de perguntas e respostas sobre a centralização de jogadores de futebol no mercado europeu. Enfatizando as transferências de jogadores negros, sobretudo africanos, e o caráter altamente comercial atingido pelo futebol no século XXI. Já a Contação de História leva dois piratas para a primeira sala do museu, para bater uma bola e contar a história do goleiro Barbosa, da seleção brasileira da Copa de 1950. Duas intervenções, às 11h e às 14h.

Para quem estiver no litoral, vale conferir a programação do Museu do Café em Santos. Durante todo o dia 20, o museu promove visitação gratuita a todos os interessados em conhecer o acervo da instituição. Além disso, em sessões às 14h e 16h, a professora e contadora de histórias Fabiana Prando, utilizando-se da tradição oral do oeste da África, apresentará memórias e lendas africanas.

Shows na Praça da Sé e Hip-hop no Memorial da América Latina

No dia 20 de novembro, a Praça da Sé se transforma em palco para as comemorações do Dia da Consciência Negra. As festividades começam no interior da Catedral da Sé, com uma apresentação da Família Alcântara, às 10h, seguida de Missa Afro com a participação do Coral da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo e também de Congadas e Moçambiques do Estado de São Paulo.

Após a missa, as festividades tomam conta do palco montado na Praça, com os mestres de cerimônia – MC Max BO e os atores Eduardo Silva e Mafalda Pequenino – chamando o bloco afro Ilê Aiyê e o desfile das rainhas da Noite da Beleza Negra, onde 10 moças representam a beleza africana.

Às 14h, é a vez do rapper paulista Kamau convidar o rapper Gog e o DJ King para assumir as pick ups. O samba toma conta do palco com show do Quinteto em Branco e Preto que convida Dona Inah, Germano Mathias e Murilão, às 16h. A proposta é prestar uma homenagem à velha guarda do samba paulista.

Na sequência, às 18h, Luiz Melodia e banda sobem ao palco. E para fechar a noite, às 20h, Elza Soares e o saxofonista Thiago França fazem o show de encerramento.

As comemorações continuam no dia 28 de novembro com o III Encontro Paulista de Hip-Hop, no Memorial da América Latina. Será um dia todo dedicado à cultura hip-hop, com atrações das 10h às 21h. Serão realizadas oficinas, atividades relacionadas ao universo da cultura hip-hop: relações raciais e de gênero, violências, sobrevivências, sexualidade, mídia.

No dia 21 o Coral se apresentará no município na cidade de Uberlândia também em comemoração a semana da consciência negra.

Mais informações sobre o evento na página:
http://www.cultura.sp.gov.br/portal/site/SEC/menuitem.71b090bd301a70e06d006810ca60c1a0/?vgnextoid=9daf3063b740b110VgnVCM100000ac061c0aRCRD&idNoticia=1ab6dbb4c25c4210VgnVCM1000004c03c80a____

Nenhum comentário: