Foto: Regiane Ferreira – Acom/PMJM
Proporcionar proteção, socialização e a promoção de pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade social são os principais objetivos do Cras Itinerante (Centros de Referência e Assistência Social), implantado através de uma proposta aprovada pelo Conselho Municipal de Assistência Social (Comas).
O Cras itinerante é uma estratégia da Prefeitura de João Monlevade juntamente com a Secretaria Municipal de Trabalho Social para levar os serviços ofertados pelo programa aos bairros da cidade. Um dos objetivos é atender famílias que moram mais afastadas da sede do Programa que fica localizado na Avenida Resplendor, 81 no bairro Teresópolis.
A primeira etapa do Cras itinerante começou nessa segunda-feira, 9, no Centro Comunitário do bairro Boa Vista onde pais e filhos participaram de diversas atividades. Houve distribuição de pipoca, pula-pula, palestras e brincadeiras.
De acordo com a coordenadora do programa, Isis Silva, uma vez por semana uma equipe do Cras estará presente nos bairros com assistentes sociais e psicólogos para atender a comunidade. Inicialmente, os bairros contemplados pelo projeto itinerante serão: Boa Vista, Industrial, Ipiranga, Cidade Nova, Belmonte, Laranjeiras, Metalúrgico, Nova Esperança, Serra do Egito, José Elói e São João.
Nesta quarta-feira, 11, uma nova equipe estará na Associação Metodista de Assistência Social (Amas) no bairro Nova Esperança de 8h30 às 10h30 e das 14 às 16h30 no centro comunitário do bairro Serra do Egito. Na quinta-feira, 12, o programa atenderá a comunidade do bairro São João no Projeto Vida Nova das 14 às 16h30.
O Cras desenvolve visitas domiciliares, palestras voltadas à comunidade, grupos, oficinas de convivência e trabalhos sócio-educativos com as famílias, encaminhamentos e acompanhamentos por meio de reuniões e ações comunitárias, cursos de capacitação e campanhas sócio-educativas, dentre outras atividades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário