A Vale inicia esta semana cinco novas turmas do Programa Formação Profissional em Minas Gerais, que visa a formar mão-de-obra qualificada para atuar nas áreas operacionais da empresa. Serão 95 aprendizes que receberão formação em diversas áreas. Até janeiro de 2010 a previsão é que o programa chegue a um total de 692 aprendizes contratados pela Vale ou empresas do grupo.
As duas primeiras turmas começam hoje, 17/11, em Araguari e Divinópolis, e formarão profissionais nas áreas de Operação Ferroviária e Mecânica de Manutenção. A terceira turma se inicia em 18/11, em Itabira, e formará aprendizes na função de Soldador. Na primeira fase, eles farão curso de qualificação e estudarão em tempo integral numa instituição parceira da Vale. Na segunda etapa será oferecida uma formação prática que acontecerá nas unidades da empresa e com acompanhamento de um mentor. A previsão é que este treinamento dure 12 meses.
Outras duas turmas começam na próximo dia 25/11 em Itabira e formarão aprendizes para as funções de Operador de Usina e Operador de Mina. Este treinamento terá duração de 15 a 18 meses, divididos em duas etapas. A primeira será uma formacão teórica realizada numa instituição parceira ao longo de 3 a 6 meses. A segunda etapa será uma formação prática e terá duração de 12 meses.
Os aprendizes receberão salário que varia entre R$ 316,00 e R$ 856,00, dependendo da fase do treinamento e da carga horária. Todos receberão ainda plano de saúde, seguro de vida, vale transporte e alimentação.
As próximas turmas oferecerão treinamento para as funções de Mecânico, Eletricista, além de novas turmas para Operador de Usina, Operador de Mina e Soldador. Do total de 692 participantes previstos para o Programa de Formação Profissional da Vale, 532 atuarão nas áreas da própria Vale e 160 na Ferrovia Centro-Atlântica (FCA).
Nenhum comentário:
Postar um comentário