A Associação dos Municípios do Médio Rio Piracicaba – Amepi comemora, neste dia 2 de setembro, 25 anos de atuação em defesa dos interesses da região do Médio Piracicaba. Nessas duas décadas e meia de trabalho foram muitas as ações praticadas para fortalecer os municípios em busca do desenvolvimento permanente, oferecendo mais qualidade de vida à população.
Composta por dezessete cidades, a região do Médio Rio Piracicaba é diferenciada e caracterizada pela diversidade de sua produção. Além disso, conta com a proximidade entre os municípios, o que permite um bom relacionamento entre eles.
Buscando maior integração entre as cidades, a Amepi foi fundada em 1985 e inaugurada em 1988 pelos prefeitos da região, liderados pelo então chefe do Executivo de João Monlevade, Germim Loureiro (Bio).
A Amepi fortalece a capacidade administrativa, econômica e social dos municípios, prestando-lhes assistência técnica e promovendo o estabelecimento da cooperação intermunicipal e intergovernamental. Assesssoria nas mais diversas áreas, fomento de discussões, serviços de engenharia, suporte técnico e permanente fórum de debates sobre as questões municipais e regionais, fizeram da associação referência para outras microrregiões. Hoje, a instituição tem treze municípios associados, dentre os dezessete que compõem a região e exerce importante papel na promoção do crescimento e do desenvolvimento regional.
O secretário executivo, Eduardo José Quaresma também destaca a integração que a associação promove e a força do trabalho coletivo, em nome do crescimento regional. “Poucas associações tem a força que a Amepi possui. Isso se deve à participação efetiva dos chefes do Executivo que reconhecem a força da Amepi, e que faz do Médio Piracicaba, uma das mais promissoras regiões de Minas Gerais”, afirma.
Nenhum comentário:
Postar um comentário