20 de setembro de 2010

CENIBRA COMEMORA DIA DA ÁRVORE COM AÇÕES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Foto: Paulo Sérgio de Oliveira
No período de 20 a 24/9, a CENIBRA promoverá uma série de atividades em comemoração ao Dia da Árvore (21/9). Durante a semana, alunos das escolas da região de Guanhães participarão de uma trilha ecológica interpretativa. A ação é uma parceria entre a CENIBRA, IEF e Polícia Militar Ambiental.

No dia 21/9, às 13 horas, na Câmara Municipal de Açucena, o Especialista em Meio Ambiente, Edson Valgas, ministrará uma palestra sobre Silvicultura e a Conservação da Biodiversidade.

Também no dia 21/9, alunos da Escola Estadual Rosa Damasceno, de Ipaba do Paraíso, e do Colégio Batista, de Ipatinga, realizarão o plantio de mudas de espécies nativas na Reserva Particular do Patrimônio Natural – RPPN Fazenda Macedônia, localizada nos municípios de Ipaba e Bugre. Durante as visitas à reserva, são apresentados os resultados dos trabalhos de preservação e monitoramento da biodiversidade, bem como reforçada a importância de cada um para o manejo correto dos recursos naturais.

Para os empregados da Cenibra, será exibido nos ônibus o vídeo “Florestas Plantadas: Grandes Aliadas do Planeta”, no qual a Associação Brasileira de Celulose e Papel - Bracelpa apresenta de forma objetiva a contribuição das florestas plantadas brasileiras para o desenvolvimento e crescimento do país.

DESENVOLVIMENTO
O setor de celulose e papel do Brasil é representado por 220 empresas nos 450 municípios, localizados em 17 estados das 5 regiões brasileiras. Responsável por uma área imobiliária total de 5 milhões de hectares, dos quais 2 milhões de hectares são de área plantada para fins industriais, o setor preserva 3 milhões de hectares de florestas e gera 110 mil empregos diretos e 500 mil indiretos.

O principal diferencial das empresas brasileiras de celulose e papel em relação à concorrência mundial são as florestas plantadas, das quais se obtêm 100% da celulose e do papel produzidos no Brasil (parte dele destinado à produção de jornais, revistas e livros).

Nenhum comentário: