Foto: Acom/PMJM
A secretaria Municipal de Educação, em parceria com a ArcerlorMittal Monlevade ,promove o Curso Educar na Diversidade para professores, coordenadores pedagógicos e diretores das escolas municipais. A formação tem carga horária de 120 horas, dividida em três módulos de 40 horas. A primeira semana de trabalho da segunda turma foi realizada entre 20 e 24 de setembro, tendo como facilitador o psicólogo Ednei Soares de Oliveira e a professora Jânia Almeida Silva, ambos da Apae de Contagem. Os outros dois módulos serão realizados nos meses de outubro e novembro. Foram formadas duas turmas com 30 educadores em cada. A primeira turma já concluiu o curso no primeiro semestre e está dando continuidade através da formação continuada, com encontros mensais.
O secretário municipal de Educação, Fabrício Nereu Brandão, explica que a proposta é de se discutir e refletir sobre o processo de inclusão de alunos com deficiência nas escolas regulares e no Atendimento Educacional Especializado.
“É a oportunidade de se esclarecer a importância da inclusão do aluno, exercendo sua linguagem de acordo com seus limites”, comentou a educadora da escola Eugênia Sharlé, Elza Pessoa de Ávila, que participou da formação. Já a professora Luciana Campolina Fada, do Cônego José Higino de Freitas, falou que o curso é um instrumento de provocação. “Ele não traz respostas prontas, mas nos inquieta a buscá-la na prática”, esclareceu Luciana.
As escolas municipais participantes estão sendo contempladas com materiais e equipamentos para a montagem das salas de recursos do Governo Federal para, a partir de 2011, atender os estudantes com deficiência na própria instituição.
Nenhum comentário:
Postar um comentário