O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), que funciona na rua Maria Beatriz, 75, em Carneirinhos, atende quase 70 famílias em João Monlevade. Por meio de parceria com o Governo Federal e Prefeitura, o Creas tem como público alvo crianças e adolescentes, bem como as famílias, vítimas de violência física e psicológica, abuso e exploração sexual e negligência.
A secretária municipal de Trabalho Social, Cláudia Paiva, explica que o trabalho é feito por meio de parceria e apoio do Ministério Público e Conselho Tutelar. Em alguns casos, segundo Cláudia, são atendidas vítimas que procuram o órgão de forma espontânea.
Na prática são disponibilizados atendimentos psicossociais, com visitas domiciliares e encaminhamentos para setores diversos, conforme a necessidade de cada pessoa. Em algumas situações, as crianças e adolescentes são enviados para a Secretaria de Educação, caso seja constatado que não há frequência escolar ou abandono. “O serviço de proteção reverte-se de grande importância para fortalecer os indivíduos e famílias no enfrentamento nesta grave forma de violação”, desta Cláudia Paiva.
Além do atendimento prestado às famílias, o órgão também tem como missão divulgar campanhas de combate e prevenção às diversas formas de violência. Recentemente, a equipe de profissionais do Creas participou do Desfile da Independência (7 de Setembro), como forma de conscientizar a população sobre a importância do Centro de Referência Especializado de Assistência Social. Neste ano, o tema proposto pela Secretaria de Educação foi “20 anos do Estatuto da Criança e Adolescente”. Outras informações pelo telefone 3852-7301.
Nenhum comentário:
Postar um comentário