9 de setembro de 2010

São Gonçalo terá Corpo de Bombeiros Civil e Brigadistas Voluntários

Foto: Divulgação/ Acom-PMSGRA


Foi criada na última semana a Associação do Corpo de Bombeiros Civil e Brigadistas Voluntários de São Gonçalo do Rio Abaixo. A idéia do grupo é formar voluntários para auxiliar no combate e prevenção de incêndios florestais e preservação do patrimônio histórico do município e da região, já que em todo o Médio Piracicaba só existe uma unidade do Corpo de Bombeiros Militar, em Itabira.

O projeto foi elaborado pelo Centro de Apoio aos Trabalhadores (Captar) da Prefeitura, pela Agência de Desenvolvimento de São Gonçalo do Rio Abaixo (Adesgra) e Câmara Municipal em parceria com Empresas e Bombeiros Civis voluntários que atuam no município. A associação será subordinada a um conselho gestor com vários parceiros: Polícia Militar, Associação Comercial, Secretarias de Meio Ambiente, Cultura, Lazer e Esporte, Obras; e será coordenado pela Defesa Civil do município.

Na sua criação foi apresentado um plano de ação que vai trabalhar, de forma recorrente, a formação de brigadistas, com trabalho preventivo de aceiros para evitar incêndios florestais e mapear a captação de água em todo o Médio Piracicaba para o auxílio em caso de emergências e de proteção dos mananciais e nascentes. A intenção é atuar também na proteção do Rio Piracicaba e afluentes onde existe o risco de inundações e contaminação.

A associação está, agora, na expectativa de receber a doação de equipamentos e veículos. Já está em processo de doação para a Prefeitura que repassará em regime de comodato a Associação, uma ambulância e um caminhão de bombeiro para o desenvolvimento das suas atividades.

De acordo com o coordenador do Captar, Iusifith Chafith Felipe, o Corpo de Bombeiros Civil não atuará em resgate de acidentes na BR-381, por exigir uma qualificação maior, mas atuará em todo o município em atividades preventivas, inclusive na MG-129, e dentro do perímetro da cidade. Com relação a incêndios, a Brigada estará à disposição na prevenção e combate em toda a região.

“Este projeto é uma idéia que já vem sendo desenvolvida em outros municípios preocupados com as mudanças climáticas, poluição, inundações, além da falta de guarnições de Bombeiros especializados em Patrimônio Histórico e Cultural e em socorro a acidentes que envolvam cargas químicas que ameaçam contaminar a bacia e sub-bacias do Rio Piracicaba”, destacou o coordenador do Captar.

O Corpo de Bombeiro Civil de São Gonçalo terá como comandante de operações o Bombeiro Civil Profissional Lucas Paiva, que presta serviços a diversas empresas do Estado, inclusive a Vale. A Câmara de Vereadores já encaminhou para o Executivo a autorização para o apoio necessário da Prefeitura na qualificação dos Brigadistas. Após serem capacitados, os voluntários receberão uniformes e equipamentos de proteção individual para o desempenho das atividades.

Nenhum comentário: