14 de setembro de 2010

Cenibra comemora 37 anos

Hoje, 14/9, a partir das 19h30, no Clube Morro do Pilar, em Ipatinga, a CENIBRA realizará o Baile em homenagem aos empregados que completaram 10, 20 e 30 anos de Empresa, em 2010. Na ocasião, haverá show com a Banda San Remo.

Na sexta-feira, 17/9, acontecerá um churrasco de confraternização para os empregados, na Associação Atlética CENIBRA (AAC).

A CENIBRA é uma das maiores produtoras mundiais de celulose branqueada de fibra curta de eucalipto. Sua produção anual é de 1.140.000 toneladas. Deste total, mais de 90% é direcionado ao mercado externo, atendendo principalmente ao Japão, Estados Unidos, países da Europa, América Latina e Ásia.

Fundada em 13 de setembro de 1973, a empresa começou a operar em 1977, com capacidade nominal de produção de 225 mil toneladas/ano. Após sucessivas melhorias nas condições operacionais, a empresa foi gradativamente elevando seus níveis de produção até chegar à capacidade atual.

Empresa está presente em 54 municípios de Minas Gerais.

Além dos impostos que recolhe e dos empregos que gera, a Empresa ainda desenvolve inúmeros programas que visam elevar os níveis de qualidade de vida das populações vizinhas.

A CENIBRA fechou o ano de 2009 com um aumento de 8% no volume de vendas. A empresa comercializou 1.232.193 toneladas de celulose branqueada de fibra curta de eucalipto. As exportações atingiram 1.125.663 tSA, correspondendo a 91,17% do total.

A geração de caixa (EBITDA) em 2009 foi de R$ 171 milhões, resultado 56% abaixo do ano anterior. Em relação a gestão financeira, a Empresa manteve sua política conservadora com foco na redução do endividamento, priorizando alocação de recursos nos projetos de investimentos em sua unidade fabril e mantendo a parceria com as principais instituições financeiras nacionais e estrangeiras.

Os investimentos da CENIBRA em 2009 atingiram US$ 74 milhões. Diante da conjuntura econômica e mercadológica adversa no ano, os objetivos primordiais dos investimentos foram a redução da estrutura de custos e o aprimoramento de processos operacionais, visando à contribuição para o desenvolvimento econômico, social e ambiental, sempre em conformidade com as normas legais, tornando a Empresa mais competitiva e preparada para enfrentar os desafios do mercado.

O lucro líquido de R$ 180 milhões representou um acréscimo de 154% em relação ao ano de 2008. O resultado foi beneficiado pelo diferimento dos impostos, conforme as novas regras contábeis definidas pela Lei 11.638/07.

O empreendimento CENIBRA continua sendo visto como viável pelos acionistas. Perspectivas favoráveis para os novos investimentos estão colocadas pelo mercado internacional de celulose e estão sendo estudadas com atenção em todos os aspectos econômicos, financeiros, fiscais, de infraestrutura, abastecimento e logística.

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