28 de setembro de 2010

UniEthos e Vale ampliam Programa Tear em Minas

Resultados demonstram o bom negócio da sustentabilidade para empresas

O UniEthos e a Vale iniciaram, em setembro, o segundo ciclo do Programa Tear - Tecendo Redes Sustentáveis, em Minas Gerais. A iniciativa tem entre seus principais objetivos aumentar a competitividade das pequenas e médias empresas e ampliar suas oportunidades de mercado, por meio do incentivo à adoção de políticas e práticas de sustentabilidade.

Estão participando 21 empresas de dez municípios mineiros - Belo Horizonte, Itabira, Mariana, Coronel Fabriciano, Rio Piracicaba, Barão de Cocais, Contagem, Itabirito, Santa Luzia e Nova Lima.

As atividades acontecem de setembro deste ano a dezembro de 2011. Durante o período, serão realizadas reuniões mensais, com apresentações, palestras e exercícios práticos sobre sustentabilidade. As empresas deverão aplicar os Indicadores Ethos de Responsabilidade Social Empresarial e terão acesso a Metodologia Tear, com ferramentas relacionadas à prática de uma gestão sustentável.

Todas as organizações, da primeira e da segunda etapa, são fornecedoras da mineradora, o que potencializa a perenidade das ações implantadas, mesmo depois do fim do programa. Para se ter uma idéia, 100% das empresas participantes do primeiro grupo pretendem manter relações comerciais com a Vale, após o término do Tear.

Na primeira edição do programa em Minas foram mobilizadas mais de 4.500 pessoas de 13 empresas mineiras. Entre os resultados obtidos, todas as organizações possuem hoje missão, visão e valores, além de terem implantado instrumentos de gestão, como mapeamento de partes interessadas. Cerca de 50% das participantes afirmam já ter tido redução de custos e aumento de receita após o programa. Os outros 50% acreditam que terão os mesmos resultados com as melhorias implantadas.

O bom negócio da Sustentabilidade

Os resultados obtidos pelo programa ancorado pela Vale em sua primeira edição comprovam que boas práticas socioambientais não contribuem apenas para a sustentabilidade do planeta, mas também para a perenidade e os resultados econômicos das organizações.

61,53% das empresas desenvolveram novos produtos ou serviços com características de Responsabilidade Social;
92,30% aprimoraram processos produtivos ou de gestão;
53,84% tiveram acessos a novos mercados;
46,15% conquistaram novos clientes;
62% adquiriram maior compromisso com prazos
54% diminuíram riscos e problemas.

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