15 de setembro de 2010

Teatro Móvel Giramundo faz duas apresentações em Barão de Cocais

O Teatro Móvel Giramundo, projeto itinerante nascido da parceria entre o grupo de teatro de bonecos e a Vale, chega ao município de Barão de Cocais com a peça "Um baú de fundo fundo". Serão duas apresentações: nesta sexta, 17, às 19h30, na Praça Nossa Senhora Aparecida, Sede. No domingo, 19, é a vez do Distrito de Cocais, que recebe o espetáculo às 19h, na Praça do Rosário.

A montagem foi a quarta do Giramundo. Estreou em 1975 e traz um conjunto de lembranças, estórias, lendas e cantigas populares. Com interesse explícito de preservação da cultura popular, o "Baú" coleciona, expõe e preserva um pouco da cultura mineira. Todo o conjunto de bonecos foi renovado por meio da parceria do grupo com a Vale.

A peça vem circulando por 22 cidades do interior de Minas, além da capital. Belo Vale, Barbacena, Itabirito, Ouro Preto, Mariana e Caeté são algumas das cidades que já receberam o espetáculo em 2010. Em breve, será a vez de Rio Piracicaba e São Gonçalo do Rio Abaixo. Este ano, o Teatro Móvel também levará às comunidades oficinas educativas, exposições de bonecos, distribuição de mudas de árvores nativas e cartilhas educativas.

Na Sede, as atividades educativas serão organizadas na Escola Municipal José Maria dos Mares Guia, quinta-feira, dia 16. Já no Distrito de Cocais, dia 15, na Escola Municipal Alvina Campos. Alunos e professores se reunirão para participar de ações culturais e da oficina "Contos Sombra e Luz", que experimenta o teatro de sombras como meio para narrar histórias. Será um momento de entretenimento aliado à educação no qual todos poderão expressar suas ideias a partir de um meio curioso e professores experimentarão uma nova ferramenta didática.

As duas escolas receberão um miniteatro para dar continuidade às atividades desenvolvidas durante a passagem do Teatro Móvel. O miniteatro de sombras é resultado da parceria entre o grupo Giramundo e a equipe do curso de Design de Produto da Universidade Fumec, de Belo Horizonte. O miniteatro também concorre ao prêmio IDEA, de Nova York, na categoria "brinquedo", tendo como ponto forte de seu conceito a sustentabilidade ambiental.

Sobre o Teatro Móvel e o Giramundo

O Teatro Móvel tem o apoio da Vale desde 2004 e, nesse período, já foram montadas duas novas peças e realizadas seis remontagens - incluindo a deste ano - de peças de grande sucesso na década de 70 e 80.

O Giramundo é um dos mais atuantes grupos de teatro de bonecos do Brasil. Sua atividade compreende apresentações teatrais, exposições, oficinas e cursos educativos, produção de vídeos e criação de produtos. Sua estrutura institucional é formada pelo Museu Giramundo, que guarda a maior coleção de bonecos do Brasil, a Escola Giramundo, que oferece formação profissional para marionetistas, o Teatro Giramundo, que mantém o repertório do grupo ativo e o Estúdio Giramundo, que produz vídeo animações com bonecos.

O Teatro Móvel, por sua vez, é um programa de circulação de espetáculos, oficinas e exposições ligadas ao teatro de bonecos. Sua principal proposta é a educação pelo entretenimento e seu objetivo o contato com comunidades distantes ou não incluídas no circuito cultural tradicional. O projeto se sustenta num caminhão com carroceria adaptada que permite apresentações teatrais mesmo em regiões sem infraestrutura adequada para a realização deste tipo de evento.

SERVIÇO:

Espetáculo "Um Baú de Fundo Fundo" em Barão de Cocais

Sede

Data: 17 de setembro de 2010

Horário: 19h30

Local: Praça Nossa Senhora Aparecida

Distrito de Cocais

Data: 19 de setembro de 2010

Horário: 19h

Local: Praça do Rosário

Nenhum comentário: