24 de setembro de 2010

Estudantes participam do 1º Encontro EJA

Foto: Gláucio Santos- Acom/PMJM

 
Estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) das escolas da Rede Municipal de Ensino de João Monlevade, Centro Educacional, Governador Israel Pinheiro (Emip), Cônego Higino e Monteiro Lobato, participaram do 1º Encontro EJA – Saúde e Movimento. O evento foi realizado nos dias 22 e 23 de setembro.

A proposta da Secretaria Municipal de Educação, com o apoio das instituições de ensino, foi promover a integração por meio do esporte e atividades culturais, o que ocorreu no Centro Educacional. Queimada, futsal, peteca, tênis de mesa, dama, xadrez, alongamento, dança contemporânea, dança sênior e oficina de segurança alimentar constaram na programação do 1º Encontro EJA.

Outra atividade é o curso de Competências Básicas para o Trabalho, que está sendo oferecido pelo CAT/Sine. “A EJA precisa oferecer espaços para que além do ensinar atividades cognitivas, possibilite momentos de lazer, esporte e cultura”, afirma o secretário municipal de Educação, Fabrício Nereu Brandão.

Para a coordenadora pedagógica da Emip, Marinete Morais, o evento é uma ferramenta pedagógica importante para trabalhar as potencialidades dos estudantes. “Queremos garantir a oportunidade de vivenciarem a educação numa perspectiva de construção do conhecimento através de atividades diversificadas e que possibilitem harmonia e gosto pela educação”, esclarece Marinete.




EJA

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Rede Municipal de Educação de João Monlevade oferece os ensinos fundamental e médio, com qualidade, para as pessoas que não tiveram a oportunidade de estudar por situações diversas. Com a EJA, muitas delas retornam às escolas para realizar um sonho de vida, buscar ascensão profissional ou socialização.



Encontro mobiliza 510 participantes

O “Primeiro Encontro EJA – Saúde e Movimento” mobilizou 510 estudantes das escolas Governador Israel Pinheiro (Emip), Monteiro Lobato, Centro Educacional e Cônego Higino.

O montador Milton de Souza, 43, que estuda no 3º ano do ensino médio, no Centro Educacional, parabenizou a iniciativa da Secretaria de Educação “A proposta é excelente”, comenta o aluno.

Já a auxiliar de serviços gerais, Adriana Aparecida Ferreira, 38, do Cônego Higino, disse que a idéia de reunir as turmas foi muito boa. “É um incentivo aos estudos”, diz. Adriana cursa a 5ª e 6ª séries.

Para a estudante da 8ª série do Monteiro Lobato, Sônia Aparecida Teodoro dos Santos, 46, o encontro possibilita a prática de esportes para quem não tem a oportunidade no dia-a-dia. “Espero que tenhamos muitos outros como este”, propõe Sônia que trabalha como auxiliar de serviços gerais.

A cabelereira Eliana Aparecida Ferreira Silva, 42, também elogiou. Estudante da 8ª série da Emip, ela classificou o encontro como extraordinário. “O ensino é a base para o nosso crescimento”, destaca.

A coordenadora da EJA da Secretaria Municipal de Educação, Elizete Stopa, atribui o sucesso do encontro ao grande envolvimento das escolas. "Estão todos de parabéns e mais uma vez demonstrando o compromisso na efetivação de uma educação de direitos para todas as idades," ressalta Elizete ao falar da participação ativa dos diretores, coordenadores pedagógicos e professores no planejamento e organização do evento.

Nenhum comentário: