24 de setembro de 2010

Instituto Tecnológico Vale reúne pesquisadores de todo o Estado em BH


                                                     Foto: Paulo Márcio
Luiz Mello, diretor do ITV

Representantes de algumas das principais instituições acadêmicas de todo o Estado de Minas Gerais estiveram reunidos na última quinta-feira, dia 23, em Belo Horizonte, durante encontro promovido pelo Instituto Tecnológico Vale (ITV). Durante todo o dia, pesquisadores de cidades como Ouro Preto, Uberlândia, Viçosa e Poços de Caldas discutiram como a pesquisa científica contribui para o desenvolvimento econômico de base tecnológica no país, além de gerar e difundir novos conhecimentos para a cadeia da mineração no Brasil e nos países onde a Vale está presente.

Cerca de 120 pesquisadores participaram das atividades. Entre outros grandes temas, estiveram em discussão: Recursos Hídricos, Meio Ambiente, Processos como Prospecção, Exploração, Lavra e Beneficiamento.

O "Seminário Vale e Comunidade de C&T para a Mineração do Futuro" em Belo Horizonte foi uma das mais recentes iniciativas do Instituto, que terá a sua sede mineira instalada na cidade de Ouro Preto, com foco em pesquisas para mineração.

Sobre o ITV

O Instituto Tecnológico Vale (ITV) coordena as ações de ciência e tecnologia da Vale e oferece incentivo à produção de pesquisas científicas e ao desenvolvimento econômico de base tecnológica no país. O objetivo é identificar tendências e se antecipar a problemas que poderão afetar os negócios da empresa. "A visão de longo prazo posiciona a empresa à frente do desenvolvimento tecnológico, dando-lhe chances de aproveitar novas oportunidades de investimentos e ganhos em vantagem competitiva, preparando a organização para desafios futuros", afirma o diretor do ITV, Luiz Mello. "Queremos criar opções de futuro para a Vale por meio de pesquisa científica e desenvolvimento de tecnologias, expandindo a fronteira dos negócios de maneira sustentável", acrescenta.

Para atingir seus obejtivos, o ITV tem como estratégia a atração de recursos humanos especializados; o apoio às iniciativas de pesquisa e desenvolvimento tecnológico; a contribuição para o fortalecimento do sistema de inovação; o desenvolvimento regional associado à pesquisa, inovação e tecnologia; o intercâmbio de conhecimento e pesquisas colaborativas. O ITV visa contribuir para superar esta importante lacuna na interação universidade/empresa.

ITV Minas Gerais

O ITV vem atuando em Minas Gerais desde o início deste ano. Em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig),já promoveu, em Belo Horizonte, um seminário sobre as propostas de financiamento de projetos em áreas como Mineração, Energia, Ecoeficiência e Biodiversidade, e Produtos Ferrosos para Siderurgia. Vale e Fapemig vão destinar R$ 40 milhões às propostas aprovadas.

A iniciativa faz parte de uma parceria anunciada pela Vale no final do ano passado com as Fundações de Amparo à Pesquisa de Minas, São Paulo e Pará, envolvendo uma linha de financiamento no valor total de R$ 120 milhões.

A experiência, pioneira no país, une iniciativa privada e três das principais agências de fomento à pesquisa do Brasil com o objetivo de desenvolver e apoiar projetos de pesquisa científica e tecnológica em rede que contribuam para o avanço do conhecimento nas áreas previstas no edital e, simultaneamente, para a aplicação do conhecimento gerado na promoção do desenvolvimento da ciência e tecnologia nacional.

O convênio firmado entre a Vale e as Faps prevê o financiamento a itens de custeio, de capital e todas as modalidades de bolsas pagas pelas fundações envolvidas - iniciação científica, mestrado, doutorado e pós-doutorado.

Nenhum comentário: