27 de setembro de 2010

CENIBRA realiza solenidade de início das operações do Gasoduto Vale do Aço

DESENVOLVIMENTO

No dia 29/9, às 10h30, na unidade industrial da CENIBRA, acontecerá a solenidade de início das operações do Gasoduto Vale do Aço.

O evento contará com a presença do Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Sérgio Alair Barroso, do Diretor-Presidente da CENIBRA, Paulo Eduardo Rocha Brant, do Presidente da GASMIG, Márcio Augusto Vasconcelos Nunes, do Presidente da CEMIG, Djalma Bastos de Morais, bem como de prefeitos dos municípios em que a CENIBRA atua.

O fornecimento de gás à CENIBRA faz parte do projeto da GASMIG que atenderá as principais empresas do Estado situadas ao longo do gasoduto que vai até a unidade industrial, em Belo Oriente. Este empreendimento exigiu a construção de 331 km de dutos de grande porte que se interligará ao atual gasoduto de transporte Rio/Belo Horizonte.

Desenvolvimento Limpo
Como uma iniciativa para execução de projetos de Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL), a CENIBRA assinou com a GASMIG, em setembro de 2006, um protocolo de intenções para o fornecimento de gás natural, que a princípio será utilizado nos fornos de cal, nas caldeiras a biomassa e na caldeira a óleo, em substituição aos óleos combustíveis utilizados atualmente.

A CENIBRA utilizará anualmente aproximadamente 51.600.000 m³ de gás (4.300.000 m³/mês), em substituição ao óleo, o que ocasionará a redução de emissões de gases do efeito estufa, bem como outros gases formados pela queima do óleo e material particulado.

A substituição do óleo combustível por gás natural acontecerá de forma proporcional ao poder calorífico dos dois combustíveis. A substituição ocorrerá nos fornos de cal, equipamentos que para produzirem cal (insumo necessário à produção de celulose) demandam grande quantidade de calor, obtido por meio da queima de óleo. Ainda ocorrerá a substituição de combustível nas caldeiras a óleo e a biomassa, onde é gerado vapor para a produção de energia elétrica e para aquecimento do processo. A fonte de calor utilizada é o óleo e a biomassa.

Gasoduto – Informações gerais

Extensão Total: 331 km
Diâmetro: 18 e 16 polegadas
Capacidade: 2 milhões de m3/d (metros cúbicos por dia)
Origem do Gás Natural: Gasoduto de Transporte Rio/Belo Horizonte - GASBEL
Investimento total: R$ 700 milhões

Nenhum comentário: