23 de setembro de 2010

Navegação e paradas culturais do Projeto Expedição ao Paraopeba

Projeto, no entanto, continua por meio da Rede Solidária de Vigilância Permanente pelas águas do Rio

Depois de aproximadamente um mês, as paradas culturais nos municípios e a navegação pelo leito do rio, realizadas pelo projeto Expedição ao Paraopeba, se encerram nesta quinta feira, dia 23, com uma grande festa cidadã pelas águas. O evento acontece em Felixlândia, a partir das 13 horas, na Barra do Paraopeba (Balsa) - Represa da CEMIG (ver coordenadas geográficas abaixo). Além de atrações culturais estão previstas a presença de autoridades, alunos do curso de vigilantes ambientais, multiplicadores, escolas, representantes dos segmentos de usuários das águas, coordenadores do projeto e comunidade.

A Expedição gerou um minucioso diagnóstico sobre a realidade do Rio Paraopeba, por meio de análise da qualidade da água em diversos pontos, além de filmagens, fotografias etc. No entanto o projeto não acabou: será o início da criação da ReSOL - Rede Solidária de Vigilância Permanente, que tem como objetivo, por meio de participação da comunidade na gestão pública das águas, gerar material e informações sobre o rio. “É um momento histórico pelas águas, pois pela primeira vez uma equipe desceu o rio e registrou as belezas e degradações da nascente a foz. Teremos ainda um material para a posteridade, além do envolvimento de comunidades na gestão pública das águas”, declarou o Secretário Executivo do CIBAPAR, Mauro da Costa Val.

A Expedição, por meio dos cursos de vigilantes ambientais, navegação, debates públicos e paradas culturais, já esteve em Cristiano Otoni, Congonhas, Jeceaba, Belo Vale, Moeda, Brumadinho, Betim, Juatuba, Esmeraldas e agora em Felixlândia, mobilizando mais de 600 pessoas pela recuperação do Rio Paraopeba.

“Felixlândia recebe a Expedição de braços abertos. O município está na expecativa para este importante evento de encerramento”, destacou Leidélia Villefort multiplicadora do Projeto no município.

A Expedição ao Paraopeba é uma realização do Consórcio Intermunicipal da Bacia Hidrográfica do Rio Paraopeba (CIBAPAR) e Instituto Ekos para o Desenvolvimento Sustentável, com patrocínio e parcerias com Petrobras, Gerdau-Açominas, Ferrous, Vallourec & Sumitomo Tubos do Brasil, Fiat, Usiminas, Brennand Cimentos, CBH-Paraopeba, Prefeituras Municipais e Marinha do Brasil. A Expedição conta ainda com recursos públicos do Fundo de Recuperação, Proteção e Desenvolvimento Sustentável das Bacias Hidrográficas do Estado de Minas Gerais (FHIDRO). A empresa Geosam realiza análises de qualidade das águas com uma sonda multiparâmetros de alta tecnologia da Clean Environment do Brasil.

Nenhum comentário: