A parceria entre a Associação de Desenvolvimento Sustentável de Barão de Cocais (Adebac) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) tem rendido resultados positivos. Durante a semana de 23 a 27 de agosto mais uma turma participou do curso de Formação Profissional Rural “Trabalhador no Cultivo de Plantas Medicinais”, o evento teve carga horária de 40 horas e foi realizado na comunidade de Boa Vista, comunidade rural de Barão de Cocais.
A engenheira Agrônoma e instrutora do Senar, Neusa Aparecida de Almeida, demonstrou aos participantes como identificar as plantas medicinais e os princípios ativos, ensinou a produzir mudas, plantar, controlar pragas e doenças, preparos fitoterápicos, além de diversos cuidados no manuseio.
Segundo Maria das Graças Ferreira, coordenadora da Pastoral da Criança, o curso foi enriquecedor: “já participei de várias capacitações nesse ramo, mas nunca aprendi todo o processo, desde a preparação do canteiro e das mudas até o beneficiamento dos remédios, estou com vários projetos em mente”, finaliza. Para Maria de Fátima Oliveira da Silveira, empregada do PSF, o resultado foi surpreendente. “é a primeira vez que participo do curso do Senar, o resultado foi melhor do que esperava. A partir desse momento vou levar o conhecimento aprendido para os moradores da comunidade de Boa Vista, trabalho no Posto de Saúde e tenho contato com muitas pessoas.”
A ação contou com a parceria da Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura Municipal de Barão de Cocais, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural – EMATER/MG de Barão de Cocais, PSF de Boa Vista e participantes da comunidade de Cocais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário