4 de agosto de 2010

Crianças receberão segunda dose da vacina contra a poliomielite

No dia 14 de outubro a Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo realizará a segunda etapa de multivacinação infantil para crianças de 0 a 5 anos contra a poliomielite (paralisia infantil), de 8 às 17 horas, nas unidades de saúde da sede e das comunidades do Una e Vargem Alegre. Na oportunidade as crianças também terão seus cartões de vacinação atualizados.

A meta imposta pelo Ministério da Saúde é de que 95% das crianças do município recebam a dose da vacina. Na primeira etapa, realizada em junho, essa meta foi ultrapassada, atingindo 96%. O pai que não levou seu filho para ser vacinado na primeira etapa também deve procurar a unidade de saúde mais próxima portando o cartão de vacinação.

A poliomielite é uma doença infecto-contagiosa viral, conhecida como paralisia infantil. É caracterizada por deformação nos membros com atrofiamento dos músculos. Os sintomas que apresenta assim como sua gravidade variam desde uma infecção assintomática até uma doença febril inespecífica, meningite asséptica, paralisia infantil ou morte. A vacinação é a forma mais eficiente de prevenir a doença uma vez que não existe tratamento específico.

Nenhum comentário: