21 de agosto de 2010

O despertar para a leitura

Projeto “Ler Pra Valer em Todos os Cantos” conquista cada vez mais adeptos em São Gonçalo do Rio Abaixo


Os são-gonçalenses estão descobrindo um novo hábito, capaz de levá-los a lugares desconhecidos e de enriquecer o conhecimento: a leitura. Essa descoberta se deve em grande parte ao projeto “Ler Pra Valer em Todos os Cantos”, criado pela Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo, e que está despertando em jovens e adultos o interesse pelo mundo mágico da leitura.

O projeto surgiu de uma determinação governamental com o objetivo de determinar como meta para a Secretaria de Cultura, a elevação do índice de leitura no município. De acordo com a coordenadora Carmem Lúcia Magela Lopes, o projeto surgiu no ano passado e também permite dar visibilidade à Biblioteca Municipal Professor Josef Blonski do Centro Cultural, até então pouco conhecida na cidade, e que oferece diversos serviços que vão além do simples empréstimo de livros. “Na biblioteca também são oferecidos cursos e oficinas, além de acesso gratuito a internet”, ressaltou.

Desde o seu início, o Ler Pra Valer em Todos os Cantos passou a incentivar a prática da leitura nas escolas e nas comunidades rurais do município, onde os interessados são cadastrados para receber o empréstimo. Em um baú, os exemplares são levados às localidades, onde também são realizadas oficinas de confecção de objetos a partir de sucata, contação de estórias e brincadeiras. Enquanto o projeto permanece no local, as pessoas podem ler e debater sobre diferentes temas. “A intenção é expandir o projeto para mais bairros e praças da cidade”, disse a coordenadora.

Com o resultado, o interesse pela leitura foi medido pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Gerencial (INDG), consultoria contratada pela Prefeitura, e transformado em meta a ser alcançada pela biblioteca.

O sucesso é tamanho que fez crescer a demanda na biblioteca do Centro Cultural, alcançando cada vez mais adeptos da leitura. De acordo com o instituto, em julho do ano passado o índice de leitura era 0,022 livros por habitantes, o que representava um total de 131 empréstimos. Já em outubro de 2009 – primeiro mês do Ler Pra Valer – o índice aumentou para 0,094, com um total de 562 empréstimos, sendo 432 pelo projeto.

Após um ano o resultado é impressionante. Na última medição, realizada em julho deste ano, foram somados 657 empréstimos, 406 pelo “Ler Pra Valer em Todos os Cantos”, o que representa um aumento de mais de 500% dos empréstimos de livros realizados pela biblioteca.



Opção de lazer

Mariana Moreira de Sá, 72 anos, costureira aposentada e que voltou a estudar no ano passado, descobriu o projeto na Educação de Jovens e Adultos (Eja), numa visita do projeto à Escola Integral. Através dele, tornou-se adepta da leitura e freqüentadora assídua da Biblioteca Professor Josef Blonski. Somente este ano já leu quase dez livros.

Mais do que isso, ler para ela passou a ser um momento de lazer. “A leitura me devolveu o interesse pela vida e é uma opção de lazer nos pequenos espaços de tempo que tenho”, ressaltou.

A partir daí começou a comprar e ganhar livros, principalmente romances e publicações sobre espiritismo. Segundo ela, assim que forem lidos serão doados à biblioteca para que outras pessoas possam aproveitá-los e adquirir mais conhecimento.

Nenhum comentário: