24 de agosto de 2010

Novo alto-forno

A ArcelorMittal Brasil assinou contrato com a Paul Wurth para a construção do segundo alto-forno da usina de João Monlevade (MG). As obras civis começam em setembro e a previsão é que os equipamentos sejam montados a partir do segundo trimestre de 2011.

O start up está previsto para maio de 2012. O alto-forno terá a mesma capacidade do atual: 1,12 milhão de toneladas de gusa por ano com a utilização de coque mineral como redutor.

O equipamento terá diâmetro de cadinho (corresponde à parte do alto-forno onde se acumulam o metal fundido e a escória, resultantes das reações que ocorrem no seu interior) de oito metros, volume total de 1.452 m³ , 22 ventaneiras (por meio delas é soprado ar pré-aquecido e sob pressão), três regeneradores (constituídos de câmara de combustão em que o gás do alto-forno é queimado juntamente com ar), temperatura de sopro de 1.250 graus Celsius.

A expansão da unidade está orçada em US$ 1,2 bilhão e vai duplicar para 2,4 milhões de toneladas a capacidade de produção anual de aço bruto.

Nenhum comentário: